Especialização em “Gestão e Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor” está com inscrições abertas

Aulas acontecem no formato online síncrono garantindo interação entre alunos e docentes

por Renata Nascimento | 21/02/2024
ACI

Desenvolver a capacidade de liderança dos alunos tornando-os gestores de projetos sociais, atualizá-los na discussão das diversas abordagens da gestão social tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e equânime e capacitá-los com ferramentas e técnicas de gestão adequadas ao desenvolvimento das organizações do Terceiro Setor. Esses são alguns dos objetivos da Especialização Gestão e Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor da PUC-SP, que está com inscrições abertas e desconto nas mensalidades.

“O curso é aberto a todos os interessados, de quaisquer regiões, pois está estruturado de forma on-line síncrona, com emprego de avançados recursos tecnológicos. Também são realizadas atividades híbridas, para atividades pedagógicas e networking. Não são utilizadas aulas gravadas, todas são ao vivo, com muita interação entre professores e alunos”, afirma o prof. Roberto Sanches Padula que coordena o curso em conjunto com o prof. Pedro Javier Aguerre.

Ainda de acordo com o docente, o curso está no mercado há 17 anos, diferente de outros que aparecem e desaparecem com frequência. “É comum os professores e professoras orientarem os alunos nos trabalhos ao longo da Especialização e continuarem em contato quando formados, auxiliando estes nas instituições onde trabalham ou em projetos específicos, ou trazendo esses ex-alunos para participar de outros projetos e atividades que o Núcleo de Estudos Avançados do terceiro Setor (NEATS) desenvolve. O Núcleo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação (PPG) em Administração, localizado na Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuárias (FEA) da PUC-SP”, enfatiza.

Capacitação profissional e social

“As organizações da sociedade civil (OSCs) ajudam o Brasil ser um país menos desigual, atuando em diversas frentes: sociais, ambientais, educacionais, de segurança alimentar, entre outras. Sua atuação representa 4,3% do PIB nacional, sendo que 5,9% dos postos de trabalho do Brasil estão no Terceiro Setor”, ressalta o coordenador.

O curso capacita os interessados para o gerenciamento adequado de organizações, empresas, projetos e negócios sociais. As aulas aproximam a teoria da prática de gestão em organizações do ramo e abordam temas como gestão de pessoas e de recursos, legislação, captação de recursos, marketing e responsabilidade social, entre outros.

Experiência alinhada à prática

Lorenna Pirolo, ex-aluna do curso e diretora presidente da Associação Amparo Maternal e da Associação Missionários da Redenção, conta que escolheu a PUC-SP por ser referência na qualidade de ensino. “Eu indico a PUC-SP para todos os meus colegas que atuam no Terceiro Setor e, com certeza, faria outro curso na Universidade.

A ampliação da demanda nacional no Terceiro Setor exige pessoas cada vez mais capacitadas e a Especialização contribuiu muito com o meu processo de qualificação. O curso capacita profissionais para atuar neste ramo que está cada vez maior e mais exigente. Outro ponto importante é que a pós-graduação me trouxe uma visão mais ampla de todos os caminhos que posso trilhar dentro do Terceiro Setor, abrindo um leque de oportunidades na minha carreira. A pós-graduação me ajudou a abrir novas portas no mercado de trabalho. O curso contribuiu com a minha capacitação sobre o tema e, por isso, conquistei uma oportunidade melhor e mais estável.

O Terceiro Setor tem se destacado em relação aos projetos e questões sociais, porque ele desenvolve um papel muito importante de impacto na sociedade. Esse impacto é sempre de melhoria para os grupos mais vulneráveis que estão em situação de pobreza. Aqui na Associação de Amparo Maternal, 85% das mulheres que a gente acolhe e retira das ruas não voltam mais para a situação de antes, então elas têm uma saída e uma acolhida qualificada”, finaliza.

Inscrições

Para ex-alunos da graduação da PUC-SP que concluíram o curso nos últimos dois anos, a Universidade oferece desconto de 20%. Para demais interessados, 15%. O desconto será aplicado em todas as mensalidades para matrículas realizadas até 29/2/2024.

Clique aqui e inscreva-se.