Espetáculo desenvolvido em pesquisa na PUC-SP tem estreia marcada para julho

Encenação aborda a história de três gerações da família de Lucas Gonzaga, aluno do curso de Museologia, Cultura e Educação

por Redação | 14/06/2022

A partir das articulações realizadas dentro do curso de especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP, o aluno Lucas Gonzaga desenvolveu o projeto As Três Marias, concatenando histórias da própria vida e colocando-as em diálogo profundo com o tempo presente. Histórias de pessoas comuns, neste espetáculo de teatro, tornam-se narrativas que transbordam conceitos de Memória e Território, amplamente abordados no trabalho de conclusão de curso do estudante que apresenta as figuras de Maria Eugênia, Maria de Lourdes e Maria Aparecida, respectivamente, bisavó, avó e mãe de Gonzaga.

"O curso de museologia e a orientação da profa. Luciana Pasqualucci trouxeram o fôlego e a coragem que me faltavam para entender que as minhas habilidades poderiam dialogar. Quando fui convidado a olhar para todo esse material, tinha um projeto denso e profundo nas mãos, uma joia preciosa que foi sendo lapidada com tempo. Hoje, prestes a estrear um novo espetáculo que trata sobre a memória do meu território e sobre histórias não oficiais – enquanto simultaneamente dou os últimos passos para a defesa do meu trabalho de conclusão de curso –, parece que o caminho árduo fez todo sentido", afirma Gonzaga.

O projeto conta com texto inédito de Luís Alberto de Abreu, direção de Lucas Gonzaga e Kiko Marques, além de uma equipe técnica com mais de 35 artistas da cena e pesquisadores do Teatro e Museologia. A estreia está prevista para 7/7, no Teatro do SESI São José do Rio Preto. A temporada se estende nas cidades de Ribeirão Preto, Itapetininga e Tatuí.