Estudantes de História visitam Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos

Atividade incluiu ainda outros pontos históricos na cidade de Santos

por Redação | 04/07/2022

Um grupo de aproximadamente 40 estudantes de História (Licenciatura e Bacharelado) visitou, no último dia 25/6, o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, como parte das atividades da disciplina Formação da América Portuguesa I (Séculos XVI e XVII), lecionada pelo prof. Alberto Luiz Schneider. O grupo também esteve na Pinacoteca Benedito Calixto e na Bolsa do Café, todos localizados no município de Santos (SP). Além de Schneider, a atividade foi acompanhada também pelo prof Fernando Torres Londoño.

"Como estudante, vejo como exímia importância ter a possibilidade de empregar tudo o que fora ensinado no âmbito teórico para o prático, poder dispor da instrumentalização necessária para se obter determinado conhecimento de fato é algo muito interessante e instigante, como por exemplo, em nossa experiência em Santos. Lá pudemos, ao lado dos professores e guias, estabelecer este contato para além da sala de aula com o saber histórico, observando como ele pôde ser construído e como o foi. A interdisciplinaridade entre arqueologia e outras áreas foi evidenciada também, no que tange à validade da busca de outras linhas de pesquisa e estudo que enriqueçam e auxiliem as pautas historiográficas e, claro, a oportunidade de irmos em um marco crucial de um estabelecimento vital no quesito socioeconômico do Brasil Colônia, caso deste Engenho, erigido em meados do século XVI (1534). Ele constituiu fundamental papel nos primeiros momentos daqueles que estiveram e permaneceram durante muito tempo aqui”, afirma o estudante Alexandre Fayrdin.

Ele ressalta ainda que a experiência conseguiu abarcar todas as questões suscitadas e fomentou, mais ainda, “o anseio pela busca contínua de nossa própria história, principalmente, embora a visita por si só, já tenha se feito nos marcando como um momento de muito aprendizado, amizade e boas recordações acadêmicas”, completa Fayrdin.

Veja, a seguir, mais fotos da atividade. As imagens são de autoria de Julia Milanezi Teixeira.