Eugênio Trivinho faz texto em homenagem a André Russo

André faleceu de Covid-19 em 20/6; além de docente do Jornalismo, fez seu mestrado em Comunicação e Semiótica

por Redação | 25/06/2021

Homenagem a André Naveiro Russo

A comunidade acadêmica e jornalística brasileira recebeu, em 20 de junho passado, a tristíssima notícia da despedida de André Naveiro Russo, professor da PUC-SP.

Jovem brilhante, com carreira consolidada no campo jornalístico de rádio e TV, André tinha extenso e próspero horizonte à frente, na PUC-SP, no Brasil e no exterior, não fosse a infelicidade de ter contraído a Covid-19.

Sempre questionador e preocupado com a melhor forma de contribuição à vida das pessoas, ao conhecimento e aos projetos em que se engajava, André soube, com notável singularidade, qualificar todos os contextos pelos quais passou – a Rádio e TV Bandeirantes, o Departamento de Comunicação da FAFICLA, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a Associação Paulista de Magistrados e a Rádio Capital, entre outros.

Em sua trajetória no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, durante o Mestrado, no biênio 2013-2015, o famoso radialista, de trato elegante e sorriso largo, sempre demonstrou dedicação e inventividade incomuns, marcas de sua inclinação à originalidade na pesquisa e no trabalho jornalístico.

A Universidade brasileira perde um de seus mais promissores futuros, para o qual o Programa de Comunicação e Semiótica contribuiu e dele recebeu incondicional expressão de abertura e amizade.

Este testemunho, de homenagem – abraçado que fui por André, em muitos momentos de conversa –, é registrado com profunda desolação tanto mais por sabermos que André poderia estar agora conosco, não houvesse no Brasil um governo federal sem precedentes em matéria de irresponsabilidade na saúde pública.

Ficam meus pêsames aos(às) familiares de André e a todos(as) os(as) amigos(as) da FAFICLA, com votos de força neste precoce luto.

Eugênio Trivinho

São Paulo, 25/06/2021