Ex-aluno é primeiro colocado em concurso do Ministério Público de São Paulo

Thiago Prats fez graduação e mestrado na PUC-SP e conseguiu a vaga de Promotor de Justiça deixando quase 16 mil candidatos para trás

por Cláudio Oliveira | 03/04/2023

O ex-aluno de Direito Thiago Garreta Prats foi aprovado em primeiro lugar em concurso do Ministério Público de São Paulo (MPSP), para o cargo de Promotor de Justiça. A disputa por uma vaga na instituição é considerada uma das maiores do país.

Apesar de ser um sonho antigo e da boa classificação nas fases do concurso, Prats ainda temia a reprovação durante todo o processo. Mas foi deixando cerca de 16 mil candidatos para trás até ouvir seu nome ser anunciado na primeira colocação. “Ainda que eu estivesse esperançoso, principalmente por já ter sido classificado nas fases anteriores, reduzindo a concorrência dos quase 16 mil inscritos para os 300 que realizaram o exame oral, eu temia a reprovação, pois ainda havia muitos candidatos qualificados. O resultado foi uma imensa e grata surpresa”, comemora Prats.

Da inscrição em novembro de 2021 até a notícia do primeiro lugar, em fevereiro de 2023, o ex-aluno da PUC-SP passou por duas provas diferentes, uma peça processual, uma dissertação e um exame oral. Clique aqui para saber mais sobre o concurso.

Família puquiana

Prats conta que sua ligação com a PUC-SP vem desde a infância. Sua mãe, Cristina Garreta Prats, também Promotora de Justiça, foi aluna de Direito na Instituição, entre os anos de 1981 e 1985 e, seu avô, Celso Affonso Garreta Prats, foi professor no curso de Direito. “A admiração que eu tinha pela PUC-SP se confirmou durante os anos da minha graduação, de 2011 a 2015. Ainda que já fossem altas, minhas expectativas com a Universidade foram superadas. Tanto que, dois anos depois, retornei para cursar o Mestrado em Direito Processual Penal, sob a orientação do prof. Marco Antônio Marques da Silva, que foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo”, afirma o novo membro do Ministério Público.

Além disso, entre os anos de 2013 e 2018, Prats foi monitor e professor assistente das matérias de Direito Penal e de Direito Processual Penal, auxiliando as profas. Eliana Vendramini e Eloisa Arruda, ambas Promotoras de Justiça do MPSP.

Para o ex-aluno, a bem-sucedida parceria com a Universidade, foi e está sendo fundamental à sua vida profissional. “Por consequência das aulas ministradas na PUC-SP, fui aprovado, ainda no último ano da graduação, para o cargo de Analista Jurídico do MPSP, o qual continuarei ocupando até a data da posse”, ressalta Prats.