Ex-aluno lança livro e narra a própria história de superação

Com uma deficiência física desde a infância, Raphael Nishimura se tornou praticante de escalada, é o criador de um projeto de inclusão no esporte e acaba de tomar posse como membro do Comitê Olimpico Brasileiro

por Mara Fagundes | 02/03/2021

Uma vida normal. É assim que Raphael Nishimura decidiu encarar os desafios impostos desde a infância por uma distonia muscular, distúrbio neurológico que provoca a contração involuntária dos músculos. Aos oito anos de idade, a doença começou a afetar os movimentos do braço direito, das pernas, da coluna, do pescoço, com uma piora gradativa até a adolescência, quando as aulas de natação, exercícios físicos e o início de um tratamento específico começaram a mostrar resultado. Foi no esporte, aliás, que o ex-aluno do extinto curso de Tecnologia e Mídias Digitais da PUC-SP se encontrou. Em 2007, a convite de um amigo, ele conheceu a prática de escalada e nunca mais parou. Se tornou vice-campeão no mundial de Paraclimbing, a escalada esportiva para pessoas com deficiência, em Paris, em 2012, e conquistou a primeira medalha para o Brasil em um campeonato mundial. Raphael também ficou em quarto lugar, em 2014, no mundial de Gijon-Espanha.

Toda essa trajetória de superação e determinação é narrada no livro “Escalango - uma escalada para a vida” que ele lançou recentemente. “ O meu livro começou a ser escrito em 2013, mas por diversas vezes eu fui adiando, escrevia um trecho, parava, voltava... Só retomei o projeto de verdade no final do ano passado, quando conheci duas escritoras que gostei bastante do texto. Com a pandemia tudo atrasou, mas no final deu certo; fizemos o lançamento online no dia 12 de dezembro de 2020 e o  livro ficou exatamente como eu gostaria. Nele eu conto como foi minha infância, a luta contra uma doença que os médicos não sabiam qual era, a busca por empregos, como a escalada entrou e mudou a minha vida e tudo o que conquistei como escalador”, afirma.

A paixão pelo esporte não parou apenas no hobby e nas competições que passou a participar. Raphael é o criador do Projeto Paraclimbing Brasil, que busca a inclusão de pessoas com deficiência na escalada indoor e outdoor. “A ideia do projeto é mostrar que a escalada é acessível para qualquer pessoa, seja ela com ou sem deficiência física, e ajudar a divulgar a categoria aqui no Brasil. "Ainda não estamos no cenário que eu sonhava, mas ano passado tivemos muitas surpresas boas em nossos campeonatos nacionais e agora espero que todos os atletas se unam para fortalecer cada vez mais o nosso esporte”.

O ex-aluno da PUC-SP, que também preside a Associação Brasileira de Escalada Esportiva, entidade que ajudou a fundar em 2014, acaba de tomar posse como membro do Conselho de Administração do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). “Em outubro, concorri a uma das sete vagas para a presidência do Comitê Olímpico Brasileiro destinadas aos presidentes das entidades esportivas e para a minha surpresa fui eleito ao Conselho Administrativo do COB. Com certeza, 2021 será um ano de muito trabalho”.

Na PUC-SP, a persistência e a determinação de Nishimura eram motivo de admiração entre colegas e professores. "O Nishi foi um aluno sensacional! Sempre muito alegre e comunicativo, muito inteligente e amigo. Volta e meia a gente ia almoçar no restaurante de um colega da turma. Eram tardes de sábado muito agradáveis. Carregou a bandeira da doença criando um super site e foi trabalhar na IBM, uma empresa multinacional de sucesso. Enfim, uma pessoa extraordinária!", afirma o diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET), professor Daniel Gatti.

Para um futuro próximo, um dos objetvos de Raphael é se dedicar totalmente ao esporte. “Trabalho na área de custos, o dia todo com planilhas. Minha formação na PUC-SP, em 2005, me ajudou a garantir um excelente estágio na IBM e, posteriormente, o meu trabalho. Como nunca tive patrocínio para as viagens e campeonatos, minha trajetória profissional foi fundamental para o meu desenvolvimento como atleta, mas espero um dia trabalhar somente com esporte ”.

Eleito Atleta do Ano 2012 pela Revista Go Outside, ele reconhece que contou com um apoio importante para vencer todos os desafios. “Meus pais sempre me incentivaram a ser independente. Ir pra escola, fazer faculdade, trabalhar; tive que lutar para alcançar meus objetivos, mas a força que minha família me deu me motivou bastante e sempre procurei correr atrás dos meus sonhos, sem deixar que nada me influenciasse. Acredito que o apoio dos meus amigos, da minha família e a minha força de vontade não deixaram que eu me abalasse e seguisse em frente”.

Sobre o livro recém-lançado, Raphael espera despertar nos leitores uma mudança de vida. “O livro foi um pedido de muitos amigos que admiram meus esforços, minhas conquistas, a forma de encarar a vida, e viram que isso poderia ajudar outras pessoas. Não quero que seja um livro de autoajuda, longe de passar por esse tema, mas se 1% dos que lerem tiver uma mudança positiva, já terá valido a pena, porque na vida aprendemos muito e ensinamos pouco e espero que de alguma forma eu possa deixar o meu legado”.

O livro “Escalango - uma escalada para a vida” está disponível na Amazon em versão e-book. Para saber mais sobre a trajetória de Raphael Nishimura, acesse o site www.escalango.com ou a página oficial do atleta no Instagram.