Faculdade de Estudos Interdisciplinares comemora primeira formatura

Graduandos são do curso Ciência de Dados e Inteligência Artificial

por Redação | 01/09/2023
Thaís Polato/ACI PUC-SP

A PUC-SP celebra a formatura da primeira turma de graduação da Faculdade de Estudos Interdisciplinares (Facei). No último dia 21/8, estudantes que acabaram de se formar em Ciência de Dados e Inteligência Artificial se uniram a colegas, professores, amigos e familiares, no campus Monte Alegre, para receber o diploma e comemorar a conquista.

Direitor da Facei, o prof. David de Oliveira Lemes falou dos desafios futuros. "Cada um de vocês está prestes a se aventurar num campo que está mudando o futuro, seja na análise de dados para tomar decisões, na criação de algoritmos inteligentes ou na resolução de problemas complexos, que antes pareciam intransponíveis. A PUC-SP está orgulhosa de cada um de vocês e confia plenamente em suas capacidades", ressaltou.

Coordenador do curso, o prof. Jefferson de Oliveira Silva destacou a importância do momento para os estudantes e também para ele próprio. "Hoje é um marco para nós. Para vocês, porque representa o início da vida profissional, e para mim porque cada aluno aqui presente é fruto desse curso, que começou com vários desafios, e que permitiu que eu me tornasse um coordenador", afirmou o docente.

Jefferson deixou ainda um conselho. "vou repetir pra vocês o que falaram na minha colação de grau: o que vai fazer diferença é não parar de fazer as coisas, de buscar, de progredir e de recomeçar e, acima de tudo, sem abrir mão dos valores fundamentais que vocês aprenderam".

A pró-reitora de Graduação, profa. Alexandra Geraldini, ressaltou também a importância da celebração para a Facei.

"A Faculdade de Estudos Interdisciplinares nasceu para acompanhar a evolução necessária, do ponto de vista educacional, para o país e para a Universidade. A PUC-SP é uma instituição consolidada, tradicional, mas que tem se aberto às inovações. O que diferencia a nossa mais nova unidade é que ela traz na sua base princípios que deverão constar na matriz de todos os nossos cursos que são aspectos importantes relacionados a tecnologia, sustentabilidade, diversidade e cidadania".

Flexibilidade na carreira

Única mulher do grupo de formandos, Beatriz Rocha Pegorin acredita que, no futuro, haverá maior presença feminina na área.

Sobre o planos futuros, ela acredita que a graduação em Ciência de Dados permitirá uma flexibização em sua carreira.

"Escolhi esse curso por que acreditei que seria uma boa base para qualquer área que eu quisesse seguir dentro da Ciências de Dados, desde de arte até área médica, e também porque me permitirá mudanças sempre que eu desejar", revela,

Fábio Gustavo Gomes Vaz também destaca o trânsito entre áreas como um dos destaques da formação.

"Sempre gostei muito de Exatas e esse curso é interdisciplinar, o que me permite trabalhar em diferentes frentes, como mercado financeiro ou no cálculo do desmatamento de florestas, por exemplo, tudo sempre baseado em dados", ressalta.

Professor do curso, Daniel Gatti lembrou que o início da graduação se deu em um momento especial. “Foi muito difícil, estávamos no meio da pandemia e da chegada do ChatGPT. Mas também muito interessante, porque vocês podem pensar e atuar com Inteligência Artificial, com fatos e coisas que estão regendo o mundo e as nossas vidas”, concluiu Gatti.