FCMS realiza o 3º Fórum de Educação nas Profissões da Saúde com foco em impacto social e acompanhamento de egressos

Evento reuniu ex-alunos, professores e profissionais da área para debater trajetórias, metodologias de avaliação e planejamento estratégico do programa de pós-graduação

por Redação | 09/12/2025

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP promoveu, em 2/12, o 3º Fórum do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde (PPGEPS). O evento reuniu egressos de destaque, alunos atuais e docentes do programa para discutir os rumos da formação pós-graduada na área da saúde e seu impacto na sociedade.

Realizado no campus Sorocaba, com apoio do Conselho de Administração (Consad) da PUC-SP, o encontro foi marcado pela reflexão aprofundada sobre as diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo planejamento de ações futuras que consolidem a pós-graduação como referência na formação de profissionais qualificados para transformar práticas educativas e assistenciais em saúde.

A abertura oficial, às 8 horas, contou com a participação do diretor da FCMS, professor-doutor Godofredo Campos Borges, e da coordenadora do PPGEPS, professora-doutora Marli Gerenutti. Eles destacaram a relevância do acompanhamento de egressos como ferramenta estratégica para avaliar e ampliar o impacto social do programa.

“Foi um fórum de grande importância, marcado pela valorização dos nossos egressos, pela reflexão crítica e pelo compromisso de ampliar o impacto social da formação no programa”, reforça Marli, organizadora do fórum.

Experiências dos egressos em destaque

O período da manhã foi dedicado à apresentação de experiências profissionais de ex-alunos do programa. Entre os convidados estavam a enfermeira Karin Cristina de Camargo Oliveira, servidora pública e articuladora do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) na Prefeitura Municipal de Sorocaba; o médico e professor de Neurologia da FCMS Danilo de Assis Pereira, doutorando em Neurologia pela Unicamp; a médica endocrinologista e professora Julia Brum de Mello; e a bióloga e pedagoga Nathalie Emanuelle Pigoretti Lousan, doutora em Ciências pela Unifesp e autora de materiais didáticos.

As apresentações, moderadas pelo professor-doutor Fernando Antonio de Almeida, abordaram interfaces e desafios na formação de mestres e profissionais da saúde, evidenciando como a pós-graduação contribui para a inovação nas práticas formativas e para a promoção de uma cultura de educação permanente.

Planejamento estratégico e articulação com a Capes

Na sequência, o professor-doutor Flavio Morgado (PUC-SP) conduziu uma palestra sobre planejamento estratégico e sua correlação com o acompanhamento de egressos, alinhando as discussões às exigências e diretrizes da Capes.

A sessão reforçou a importância de sistematizar dados sobre a inserção profissional dos egressos e de criar mecanismos de retroalimentação entre ex-alunos e o programa, contribuindo para o aprimoramento contínuo da formação oferecida.

Grupos de trabalho definem próximos passos

O período da tarde foi dedicado aos Grupos de Trabalho (GTs), que discutiram propostas e traçaram estratégias para o futuro do PPGEPS. Divididos em três eixos temáticos, os GTs abordaram:

  • GT 1 – Trajetórias profissionais e contribuições dos egressos na transformação das práticas em saúde, coordenado pelas professoras-doutoras Lucia Rondelo Duarte e Maria Elizabeth de Almeida, que analisaram como os ex-alunos qualificam práticas educativas, assistenciais e de gestão em saúde.
  • GT 2 – Impactos sociais e institucionais da formação pós-graduada em saúde, sob coordenação das professoras-doutoras Maria Helena Senger e Daniela Miori Pascon, focando no fortalecimento de políticas públicas e na integração ensino-serviço-comunidade.
  • GT 3 – Monitoramento, indicadores e avaliação do acompanhamento de egressos, liderado pela professora-doutora Cibele Isaac Saad Rodrigues, discutindo metodologias e instrumentos de coleta e análise de indicadores de impacto social.

Segundo os organizadores e participantes, os trabalhos em grupo resultaram em um planejamento robusto, que orientará as ações do programa nos próximos anos, sempre em consonância com as diretrizes da Capes-MEC.

Balanço positivo

O encerramento do evento, às 18 horas, consolidou a avaliação positiva dos participantes. Segundo os organizadores, o fórum foi "muito produtivo, interativo e antenado com as diretrizes da Capes", marcado por intensas reflexões sobre o papel social do programa e por um planejamento cuidadoso do futuro.

O 3º Fórum do PPGEPS reafirmou a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP como referência na qualificação de profissionais aptos a enfrentar os desafios contemporâneos da educação e da assistência em saúde, contribuindo de forma decisiva para o fortalecimento das políticas públicas e para o desenvolvimento social.

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