Filosofia: docente participa de projeto internacional

Profº Mario Porta participa de iniciativa que terá apoio da Fundação Nacional de Ciências da Suíça (SNF)

por Redação | 20/06/2023

Texto de Maria Luiza Rodrigues, do Grupo de Pesquisa Origens da Filosofia Contemporânea (CNPq/PUC-SP):

O profº Mario Porta (Depto. de Filosofia) foi convidado a integrar o time que desenvolverá em 2024, o projeto “As Origens do Pensamento Europeu Contemporâneo 1837-1938”, em Genebra (Suíça), com apoio da Fundação Nacional de Ciências da Suíça (SNF).

O convite é resultado da consolidação da linha de pesquisa iniciada pelo docente, que coordena o Grupo de Pesquisas CNPq Origens da Filosofia Contemporânea, e revela o potencial inovador e investigativo do tema.

A iniciativa internacional partiu do profº Guillaume Fréchette (Universidades de Lisboa e Salzburg) que vem ao Brasil, em outubro deste ano, para participar do 14º Encontro de Estudos das Origens da Filosofia, congresso anual que será sediado na PUC-SP. A participação será possível por conta do fomento à pesquisa do edital do Piprint 11929/2022, mostrando a importância das políticas institucionais para o desenvolvimento e abrangência da pesquisa universitária.

O projeto internacional será focado em filósofos que estão na origem das principais tendências e movimentos do pensamento europeu contemporâneo, e que são temas de interesse do grupo de pesquisa coordenado por Mario Porta, são eles: Bernard Bolzano (1781-1848), Ernst Mach (1838-1916) e Franz Brentano (1838-1917). “A partir da compreensão de que a origem da filosofia contemporânea está associada com o cisma radical entre as tradições analítica e hermenêutica-fenomenológica, o objetivo do projeto é evidenciar como estes três filósofos estão envolvidos nos principais desacordos relacionados à história dos séculos XIX e XX que deram origem ao pensamento europeu contemporâneo’, explica Porta.

Esse é o segundo convite feito pelo professor Guillaume Fréchette, que em 2019 promoveu a publicação de um volume especial da Brentano Studien, editado pelos prof. Mario Porta e Evandro Brito, membro do GPOFC. “Todas estas iniciativas e atividades de colaboração internacional demonstram os crescentes avanços na política de internacionalização empreendida pelo grupo de pesquisa e, consequentemente, da PUC-SP”.