Graduação em História recebe nota máxima do MEC

Curso foi avaliado para reconhecimento com nota 5

por Redação | 26/08/2024
Acervo ACI

A graduação em História da PUC-SP acaba de receber nota 5 do MEC, conceito máximo no processo de renovação do reconhecimento, realizado dias 13 e 14/8.

"A nota atribuída reflete a excelência e a tradição do nosso curso de História, que se destaca pela integração robusta entre graduação e pós-graduação. Cerca de 70% dos professores do departamento de História atua em ambos os níveis", afirma o prof. Luiz Antonio Dias, coordenador do curso.

O docente destaca que diversos professores da graduação estão envolvidos em grupos de pesquisa do departamento, garantindo a participação ativa em investigações e contribuindo para a publicação de diversos artigos acadêmicos. "A atuação desses grupos de pesquisa, certificados pelo CNPq, tem sido um fator crucial de integração, ao engajar alunos de graduação em suas atividades. Eles participam, por exemplo, da organização de eventos, o que facilita o intercâmbio entre estudantes de graduação e pós-graduação. Alunos de mestrado e doutorado frequentemente compartilham suas trajetórias de pesquisa com os colegas de graduação e do lato sensu, discutindo suas escolhas temáticas, metodológicas e a construção da narrativa histórica", afirma Dias.

O coordenador considera ainda a contribuição do curso para a sociedade como um ponto bem avaliado. "Alguns grupos de pesquisa, como o OVP/DH (Observatório das Violências Policiais e Direitos Humanos), em colaboração com o CEHAL (Centro de Estudos de História da América Latina), têm uma forte conexão com a sociedade civil. Esses projetos possuem um caráter acadêmico com uma significativa inserção social, exemplificada pela promoção de atividades voltadas à comunidade. Dessa forma, o curso de História da PUC-SP não apenas forma historiadores, mas também contribui ativamente para o desenvolvimento da sociedade, reafirmando seu compromisso em participar e moldar a história que vivemos diariamente", ressalta Dias.

A pró-reitora de Graduação, profa. Alexandra Geraldini, afirmou que é uma grande satisfação receber o resultado da avaliação. "Como em todos os PPC, houve trabalho recente para inserção das horas extensionistas, além de outros ajustes necessários. O corpo docente responsável pelo curso é muito experiente e a coordenação conduziu esses trabalhos com envolvimento e consistência. Como esperávamos, o resultado reflete essas qualidades", comemorou a docente.

Saiba mais sobre o curso de História.