‘Histórias Reais’ aborda desastre humanitário em Brumadinho, provocado pela Vale, em 2019

por Redação | 17/05/2022

Daniela Arbex, autora do livro Arrastados: Os Bastidores do Rompimento da Barragem de Brumadinho, o Maior Desastre Humanitário do Brasil (Editora Intrínseca, 2022), é a convidada desta semana de Histórias Reais. A publicação relata as histórias em torno do dia 25 de janeiro de 2019, quando toneladas de lama tóxica vazaram de uma barragem da Vale, em Minas Gerais, provocando a morte de 270 pessoas. O programa vai ao ar dia 18/5, às 19h30, em transmissão pelo Canal Universitário.

No livro, a autora conta não só as histórias de diversas famílias que perderam seus parentes, mas o trágico contexto do desastre, incluindo o desleixo da Vale, ocorrido quatro anos após outra história semelhante em Mariana, também Minas Gerais.

Daniela é uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três Prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010) e do Prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009).

Histórias Reais é um programa de entrevistas produzido pela TV PUC e conduzido por Diogo de Hollanda e Fabio Cypriano, jornalistas e professores do curso de jornalismo da PUC-SP.

O programa recebe semanalmente autoras e autores de relatos de não ficção – reportagens, memórias, biografias etc. –, geralmente publicados em livros, mas também em podcasts e outros formatos. Com duração de 28 minutos, Histórias Reais se dedica a abordar o processo de produção de grandes narrativas jornalísticas e documentais, em aspectos como a escolha do tema, a elaboração do texto e os desafios da apuração.

Histórias Reais é exibido todas as quartas-feiras, às 19h30, no Canal Universitário, com reprises às quintas (10h30 e 23h30); domingos (14h30); segundas (14h) e terças (10h30). O programa está disponível na plataforma de streaming da PUC-SP: PUCPlay.