‘Histórias Reais’ chega à 30ª edição com autor de livro sobre Roberto Marinho

Jornalista e professor Eugênio Bucci ressalta contradições do empresário que criou a TV Globo

por Redação | 24/05/2022

Na semana em que completa 30 edições, o Histórias Reais recebe o jornalista Eugênio Bucci, professor da Universidade de São Paulo (USP) e autor do recém-lançado Roberto Marinho, um perfil do criador da TV Globo. Na obra, que integra o selo “Perfis Brasileiros” da editora Companhia das Letras, Bucci ressalta a complexidade do empresário que, ao mesmo tempo em que apoiou a ditadura, protegeu jornalistas e artistas perseguidos pelo regime.

“Uma das maiores figuras do Brasil no século 20 é o Roberto Marinho, indiscutivelmente, na minha perspectiva. Ele pode ser apontado como responsável por momentos ruins, mas também, inequivocamente, responsável por muita coisa brilhante que está aí até hoje”, afirma Bucci, no programa que vai ao ar dia 25/5.

Histórias Reais é um programa de entrevistas produzido pela TV PUC e conduzido por Diogo de Hollanda e Fabio Cypriano, jornalistas e professores do curso de Jornalismo da PUC-SP.

O programa recebe semanalmente autoras e autores de relatos de não ficção – reportagens, memórias, biografias etc. –, geralmente publicados em livros, mas também em podcasts e outros formatos. Com duração de 28 minutos, as entrevistas abordam diferentes aspectos do processo de produção, como a escolha do tema, a elaboração do texto e os desafios da apuração.

O programa é exibido toda quarta-feira, às 19h30, no Canal Universitário, com reprises às quintas (10h30 e 23h30), domingos (14h30), segundas (14h) e terças-feiras (10h30). Todas as edições estão disponíveis na plataforma de streaming da PUC-SP, PUC Play.