‘Histórias Reais’ trata de perseguição a pesquisadores, tema do podcast ‘Cientistas na linha de frente’

Programa entrevista autores para falar sobre processo de produção de grandes narrativas jornalísticas e documentais

por Redação | 25/10/2021

Ameaças de morte, linchamento nas redes, demissões e exílio são alguns dos enfrentamentos que pesquisadores brasileiros vêm sofrendo durante o atual governo federal e são abordados pelo podcast “Cientistas na linha de frente”, tema que Histórias Reais leva ao ar pelo Canal Universitário, dia 25/10, às 19h30.

Participa do programa a jornalista Mariana Simões, autora do podcast investigativo da Agência Pública, disponível nas plataformas de streaming. Em seis episódios, ela entrevista cientistas como Larissa Bombardi, que precisou sair do país por conta de sua pesquisa sobre pesticidas, ou mesmo o ambientalista José Augusto Morelli, que vem sendo perseguido desde 2012, quando multou Bolsonaro por pescar em lugar inapropriado.

Histórias Reais é um programa de entrevistas produzido pela TV PUC e conduzido por Diogo de Hollanda e Fabio Cypriano, jornalistas e professores do curso de Jornalismo.

O programa recebe semanalmente autoras e autores de relatos de não ficção – reportagens, memórias e biografias, geralmente publicados em livros, mas também em podcasts e outros formatos. Com duração de 28 minutos, Histórias Reais se dedica a abordar o processo de produção de grandes narrativas jornalísticas e documentais, em aspectos como a escolha do tema, a elaboração do texto e os desafios da apuração.

Histórias Reais é exibido todas as quartas-feiras, às 19h30, no Canal Universitário, com reprises às quintas (10h30 e 23h30); domingos (14h30); segundas (14h) e terças (10h30). O programa permanecerá disponível em na plataforma de streaming da PUC-SP.

A segunda temporada de Histórias Reais já está disponível no PucPlay com os seguintes programas:

- Natalia Viana, autora do livro Dano Colateral

- Fabiana Moraes , autora do livro O nascimento de Joicy