Homenagem à profa. Marisis Aranha Plessmann de Camargo

por Redação | 24/10/2023

MARISIS ARANHA PLESSMANN DE CAMARGO

Trajetória de excelência, na PUC-SP; competência e generosidade, na vida

Logo após o adeus à querida Marisis, em 08 de outubro último, alenta-nos revisitar sua história na PUC-SP, que, como seus filhos afirmaram, e nós testemunhamos em cada dia aqui vivido, “ela amava”. Por esse sentimento, durante os 44 anos em que aqui esteve (1969-2003), marcou seu trabalho pela excelência, no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão, bem como pela competência e generosidade, em cada situação de trabalho, com alunos, colegas, funcionários e os amigos que conquistou ao longo dos anos. A esses amigos, mesmo após a conclusão de sua trajetória acadêmica, continuou se dedicando: Era a amiga especial que todos gostavam de ter e que continuarão tendo, na lembrança de sempre.

A excelência de seu trabalho caracterizou suas aulas, nas disciplinas de Língua Inglesa, Leitura e Literatura Americana, no curso de Letras - Língua Inglesa, do qual também foi coordenadora; sua gestão, na Direção da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, em diferentes mandatos que cumpriu (1988/1996); sua interlocução singular, na assessoria da vice-reitoria acadêmica (1996-2000). Para tanto, preparou-se, com efetiva dedicação, no Brasil e no exterior: em seguida à conclusão da graduação em Letras na PUC-SP (1963), realizou o “Master of Arts”, na Universidade de Wisconsin – Estados Unidos (1969); o Doutorado em Linguística Aplicada, na PUC-SP, com estágio na Universidade de Cambridge – Inglaterra, e o pós-doutorado em Literatura Comparada, na Universidade Sorbonne – Paris IV – França, respectivamente, nos anos de 1970 e de 1980.

Nos últimos vinte anos (2003-2023), dedicou-se, com o mesmo entusiasmo, à tradução juramentada, principalmente de textos acadêmicos de professores doutores de diversas universidades brasileiras, bem como de documentos destinados à continuidade da vida acadêmica no exterior, dos muitos que a buscaram para dar prosseguimento a suas formações.

Nesse período das duas últimas décadas, também primou pela continuidade à interlocução com seus amigos, que com ela continuaram aprendendo a reinventar a vida com alegria, e pela dedicação a seus familiares, entre eles, seus filhos e netos, que tiveram, desde cedo, a presença daquela que os ensinou a construir um mundo melhor, na ciência e na vida.

Para nós, seus amigos da área de Letras da PUC-SP, seus ensinamentos continuam e continuarão presentes.

Obrigada, Marisis.

Por Profa. Sueli Cristina Marquesi (Letras), em outubro de 2023.