Hospital Santa Lucinda simula evacuação de prédio

Cerca de 300 pessoas participaram da ação, entre colaboradores das áreas administrativas, acompanhantes de pacientes e prestadores de serviços

por Redação | 15/10/2019

Brigadistas do Hospital Santa Lucinda (HSL), em Sorocaba, realizam uma operação simulada de evacuação geral do prédio. A ação ocorreu na manhã desta terça-feira, 15/10, e contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre colaboradores das áreas administrativas, acompanhantes de pacientes e prestadores de serviços.

O tempo final registrado foi de 4’55” – abaixo do recomendado pela literatura técnica da área, que é de cinco minutos.

Segundo a técnica em segurança do trabalho Manuela Rodrigues Teixeira do Santos Espinel, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do HSL, apesar de ser uma exigência legal, a manobra foi uma preocupação adicional da instituição em favor da segurança das pessoas que ali trabalham e circulam.

A tragédia ocorrida no Hospital Badim (RJ), em 12 de setembro passado, influenciou na realização deste simulado. “Há mais de três anos, realizamos exercícios parciais de simulação de evacuação”, conta Manuela. “Porém, ao vermos o que aconteceu no Badim – mesmo com a presença de brigadistas –, decidimos antecipar e ampliar a abrangência desta ação”, explica.

Para evitar pânico, o corpo de bombeiros local, os pacientes e os colaboradores do HSL foram previamente informados sobre a realização do exercício de evacuação do prédio.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.