“I Ciclo de formação docente antirracista” acontece neste dia 19/10

Atividade recebe o prof. Mauricio J. Souza Neto, CEO da Ọfò̀: Language and Cultural Solutions e advisor na International School

por Redação | 18/10/2022

Neste dia 19/10, a PUC-SP realiza o I Ciclo de Formação Docente Antirracista, das 16h às 17h30, de maneira remota. A atividade recebe o prof. Mauricio J. Souza Neto, CEO da Ọfò̀: Language and Cultural Solutions e advisor na International School, para falar sobre o tema A linguagem antirracista: conscientização e mudança.

“Levando em consideração a necessidade de ações antirracistas em nossa comunidade, o ciclo visa contribuir com a constituição de um ambiente propício e capacitado para repensar, debater, colaborar e modificar a formação das professoras e professores da PUC-SP visando a educação antirracista”, afirmam os organizadores do evento, profs. Nelson Gimenes, coordenador do Centro de Aperfeiçoamento Docente, Mônica Melo, pró-reitora de Cultura e Relações Comunitárias, e Elizabeth Cardoso, docente do Pós em Literatura e Crítica Literária.

O tema voltará a ser abordado em outras atividades, pois integrará uma agenda permanente da universidade. Neste sentido, além das questões envolvendo a linguagem antirracista em sala de aula, ainda haverá debates em torno de temas como a reformulação de ementas e bibliografias que reflitam a epistemologia afrodescendente; construção de ações afirmativas para contratação professores e professoras afro-brasileiros, e ações afirmativas e medidas para entrada e permanência de alunos e alunas afro-brasileiros.

Esta primeira mesa de debates abordará a importância da reflexão, da modificação e da ampliação do vocabulário antirracista em sala de aula (e na vida). O objetivo é oferecer espaço de autorreflexão e ferramentas para a comunidade PUC-SP perceber, descartar e substituir expressões racistas arraigadas na fala cotidiana e acadêmica. “A construção de uma sociedade antirracista passa por uma linguagem que reflita esse posicionamento. O mesmo se dá com a Universidade”, afirmam os organizadores.

Souza Neto é graduado em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Moderna pela UFBA, onde também possuiu o título de mestre e cursa doutorado em Língua e Cultura. CEO da Ọfò̀: Language and Cultural Solutions e advisor na International School, é pesquisador do grupo de pesquisa DTeR - Discurso e Tensões Raciais, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).