Inscrições abertas para estudantes de direito interessados em competição da área tributária

Equipe participará da oitava edição do "Tax Moot Competition Brazil"

por Redação | 16/05/2024

Até 26/5, estão abertas as inscrições para estudantes da graduação em Direito interessados em integrar o PUC-SP Tax Moot Brazil Team, com o objetivo de participar da oitava edição do Tax Moot Competition Brazil, a ser realizada em Curitiba (PR), em novembro. Clique aqui para se inscrever.

Na mesma competição, edição de 2023, a PUC-SP Tax Moot Team obteve o terceiro lugar no ranking geral e o primeiro lugar no Estado de São Paulo, em um evento com a participação de 21 equipes de universidades de todo o Brasil. Representaram a PUC-SP os discentes Guilherme Ganen do Carmo, Gabriel de Almeida Testai, Pedro Alvaro Montanhani, Mariana Leon Rodrigues e Giovana Tercariol, sob a orientação do prof. Lucas Galvão de Britto.

A equipe contém duas ramificações. Advogados estudantes da pós-graduação em Direito Tributário, com excepcionais estudantes da graduação, compõem a ramificação chamada de PUC-SP Tax Moot CARF Team, com sua primeira equipe formada para participar do III Tax Moot CARF, competição voltada para pós-graduação, a ser realizada no corrente ano. Esta equipe é orientada profas. Íris Vânia Santos Rosa e Débora Teixeira.

Já os estudantes de graduação compõem a ramificação denominada de PUC-SP Tax Moot Brazil Team, que é formada para participar do Tax Moot Competition Brazil, competição voltada para graduação, com sua segunda equipe a ser formada a partir do processo seletivo atualmente com inscrições abertas. Ambas as ramificações possuem orientadores, coordenadores, competidores e pesquisadores.

Competições

As competições são organizadas pelo Instituto Tax Moot Brazil e pelo Grupo de Pesquisas Avançadas em Direito Tributário (GTAX) da PUC-RS, sendo o Tax Moot CARF também organizado pela Associação dos Conselheiros Representantes dos Contribuintes no CARF (ACONCARF).

São eventos acadêmicos em Direito Tributário de alto nível, com diversas equipes de todo o Brasil, que se reúnem para redigir memoriais e sustentar oralmente as teses defendidas pela equipe, tanto como Fisco quanto como Contribuinte, de um caso tributário hipotético definido pela organização do evento.

Sobre o processo seletivo

- Quem pode participar?

Estudantes regularmente matriculados no 3º, 4º ou 5º ano de Direito da PUC/SP que queiram ampliar seus conhecimentos na área de Direito Tributário. Os interessados deverão ter disponibilidade para trabalhar em equipe e participar dos encontros periódicos.

- Etapas do processo

1ª Etapa - Inscrição
2ª Etapa - Questionário de Direito Tributário
3ª Etapa - Confirmação de Interesse

- Cronograma

13/5: Abertura das inscrições
26/5: Encerramento das inscrições
27/5: Envio do questionário de Direito Tributário aos inscritos
11/6: Prazo final para envio das respostas ao questionário
17/6: Divulgação dos aprovados
19/6: Prazo final para confirmação de interesse dos aprovados.

Siga as redes sociais da equipe no instagram pelo @pucsptaxmoot e o PUC-SP Tax Moot Team no LinkedIn.