Jornalismo promove encontro com Heródoto Barbeiro e Nilo Frateschi Jr.
Profa. Misaki Tanaka foi responsável pelo evento que aconteceu no laboratório de vídeo
A primeira edição da Jornada Interligas de Ginecologia e Obstetrícia do Interior foi realizada, dia 8/6, na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, e reuniu outras cinco faculdades de Medicina: PUC Campinas, São Leopoldo Mandic, Universidade Paulista (Unip), Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Universidade São Francisco (USF).
A atividade foi organizada pelas Ligas de Ginecologia e Obstetrícia (GO) das seis escolas médicas, reuniu cerca de 200 participantes, 20 docentes e foi coordenada pela professora-doutora Carla Muniz Carvalho, da FCMS. O corpo docente foi formado por professores das universidades.
Segundo a presidente da Liga de GO da FCMS, Marina Haddad Souen, do 4º ano, a intenção da jornada foi aproximar e integrar as faculdades e trazer os temas mais atuais da ginecologia e obstetrícia, que despertam muito interesse dos alunos, como, por exemplo, a reprodução humana (área que cresce bastante) e a cirurgia robótica.
A ex-presidente da Liga de GO da FCMS, Laura Rossi Lazarin, estudante do 5º ano, destacou que, nos últimos três anos, a entidade vem se expandindo. Ela citou o simpósio sobre transexualidade, realizado neste ano, e a inclusão de temas transversais à especialidade.
Roda de conversa voltada à Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, com a participação das doutoras Larissa Martins Tedesco e Maria Amélia Almeida Pegorer e dos doutores Fernando Poveda Sales e Giovani Chati Gomes;
♦ “Cirurgia robótica em ginecologia” (doutora Mariana Corinti Son);
♦ “Atendimento à vítima de violência sexual” (doutor Luiz Ferraz de Sampaio Neto);
♦ “Cuidando da saúde mental da puérpera” (doutor Loran Robillar de Marigny);
♦ “Abordagens práticas para hemorragias pós-parto” (doutor Douglas Bernal Tiago);
♦ “Explorando o universo do ultrassom obstétrico” (doutora Lilian de Fávaro Carvalho Vital)
♦ “Avanços e inovações em reprodução assistida” (doutora Inajá Regginato Roberto)
♦ coleta de colpocitologia oncótica e classificação Bethesda, com as doutoras Alessandra Quintino Moro e Diana Filip Raskin;
♦ propedêutica obstétrica, com o doutor André Bernardo;
♦ cesárea e mesa cirúrgica, com o doutor Ivan Fernandes Filho;
♦ parto instrumentalizado, com a doutora Márcia Pereira Bueno e o doutor Octávio de Oliveira Santos Filho;
♦ mecanismo de parto e distocia de ombro, com os doutores Alfredo Bauer e Renato Bauer;
♦ inserção de LARCs, com as doutoras Carla Carvalho e Rozana Simoneti.