Jornalismo realiza aula com liderança indígena

Participação de Thyará Pataxó, 29 anos, da Aldeia Pataxó Novos Guerreiros (Bahia)

por Redação | 21/09/2021

No último dia 21/9, pela manhã. o curso de Jornalismo realizou uma aula especial, via Zoom, com Thyará Pataxó, 29 anos, mulher, mãe, liderança indígena da Aldeia Pataxó Novos Guerreiros, situada na cidade de Porto Seguro – Bahia. A atividade foi organizada pelos professores Elias Novellino e Anna Feldman. O arte que ilustra o evento é de autoria do estudante Leonardo Matias Duarte.

Thyará é coordenadora do grupo de mulheres indígenas da Aldeia Pataxó Novos Guerreiros e segunda secretaria da Associação da Juventude Indígena Pataxó. Atualmente, cursa graduação do curso tecnólogo em Agroecologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É pesquisadora, atuando principalmente nas áreas de Agricultura tradicional, meio ambiente, cultura indígena e mulheres indígenas. Escritora, conselheira da associação Indígena Novos Guerreiros- Assuhã e fundadora da Marca de arte indígena “Miruã artes indígenas”.

Durante a atividade, foram abordados temas como Marco Temporal, fake news que os povos indígenas enfrentam e a pandemia da Covid-19.