Lançamento: "Fake news e desinformação nas eleições de 2020"

Evento terá debate sobre o tema com uma das coordenadoras do livro, profa. Rosemary Segurado (Ciências Sociais), e com a pesquisadora em comunicação digital, profa. Pollyana Ferrari (Jornalismo)

por Redação | 29/08/2022

Os pesquisadores do Núcleo de Estudos em Arte Mídia e Política (Neamp, da PUC-SP) lançam, dia 2/9, às 19h, o livro Fake news e desinformação nas eleições de 2020.

O evento contará com debate sobre o tema com uma das coordenadoras do livro, profa. Rosemary Segurado (Ciências Sociais), e com a pesquisadora em comunicação digital, profa. Pollyana Ferrari (Jornalismo).

O lançamento será no auditório 117-A (1º andar, prédio Novo, campus Monte Alegre).

A obra publicada pela Editora Fi é resultado de um estudo desenvolvido pelos pesquisadores do Neamp, durante o pleito de 2020, na cidade de São Paulo, maior colégio eleitoral em nível municipal do país.

A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada por meio de grupos de discussão e uma série de entrevistas com o eleitorado paulistano, abordando suas percepções sobre fake news e prática de checagem de informação, além de quais meios utilizavam para adquirir informações políticas. Por meio da pesquisa, foi identificado já naquele momento o tema da desconfiança das urnas eletrônicas ganhando força na difusão de informações falsas.

“A pesquisa traz uma importante contribuição já que conseguimos captar o que as eleitoras e os eleitores sabiam e pensavam sobre fake news no pleito seguinte ao de 2018, momento em que a circulação de notícias falsas teve caráter sem precedentes no Brasil”, analisa Rosemary Segurado. A eleição 2018 pode ser considerada um marco na história política do país, tendo em vista que o contexto de reconfiguração da paisagem informativa – com maior penetração da internet e uso excessivo das mídias sociais para se informar e se comunicar – acabou por favorecer a disseminação de informações falsas.

 

Núcleo de Estudos em Arte Mídia e Política

O Neamp foi criado em 1997 e visa atender ao interesse acadêmico pela área da comunicação. Tem como seu objetivo formar pesquisadores e estimular a reflexão intelectual e a produção nesta área de conhecimento, centrada na ciência política e buscando a interseção com formas de poder originadas no campo das artes e da produção midiática.

 

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