Lembrar é resistir: 43 anos da invasão da PUC-SP

Em 22 de setembro de 1977, tropas da Polícia Militar invadiam a PUC-SP para prender estudantes, professores e funcionários, em plena ditadura militar

por Redação | 22/09/2020

A noite de 22 de setembro de 1977 ficou marcada para sempre na história da PUC-SP, que sofreu um ato de destruição, truculência e depredação em seu campus Monte Alegre,

Em plena ditadura, tropas da Polícia Militar invadiam a Universidade e prenderam estudantes, professores e funcionários, além de causar inúmeros estragos em salas de aula e outras áreas do campus. À frente da violenta ação, estava o coronel Erasmo Dias, então secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Diante das quase mil pessoas que foram arrancadas de suas atividades universitárias e acuadas em um estacionamento que havia em frente à Reitoria, o coronel berrou: “É proibido falar. Só quem fala aqui sou eu”. Mas a PUC-SP nunca se calou.

43 anos depois, mais uma vez, repetimos: a luta pela democracia é diária e lembrar é resistir!

Se quiser saber mais sobre a noite de 22/9/1977, clique aqui e assista à reportagem especial feita pela TV PUC quando se completaram os 40 anos da invasão.