Letras Língua Portuguesa da PUC-SP entre os cinco melhores cursos de instituições de ensino superior privadas, segundo Guia da Faculdade

Publicação feita em parceria pelo jornal O Estado de S. Paulo e a Quero Educação

por Redação | 12/11/2021

O curso de Letras Língua Portuguesa - Licenciatura da PUC-SP acaba de receber cinco estrelas no Guia da Faculdade 2021 e aparece entre os cinco melhores do país oferecidos por instituições de ensino superior privadas. A graduação também está entre as três melhores do Estado de São Paulo.

No curso, o estudante constrói conhecimento amplo da língua e de seus usos, tanto na modalidade oral quanto na escrita, reconhecendo-a como fenômeno social, histórico, cultural e ideológico. Leia a seguir a declaração da profa. Sueli Cristina Marquesi, coordenadora do curso, sobre a conquista.

“A comunidade acadêmica da área de Letras sente-se honrada e feliz por estar o curso de Letras Língua Portuguesa – Licenciatura entre os melhores avaliados de nosso país. De fato, receber cinco estrelas do Guia da Faculdade 2021 revela o reconhecimento da sociedade pelo trabalho diferenciado que se realiza na PUC-SP, refletido pelo constante diálogo entre inovação e tradição, no ensino, na pesquisa e na extensão. Várias são as razões que possibilitaram este resultado obtido pelo curso, e que abrem, para o novo projeto implantado em 2021, agora também incorporando a Língua Inglesa, no curso de Letras – Português e Inglês – Licenciatura, as mesmas perspectivas, já que seu corpo docente, seu projeto pedagógico e sua infraestrutura – conjunto de indicadores da avaliação – justificaram e continuarão justificando o “ser um curso 5 estrelas”, em um contexto regional com tantas ofertas, mas com uma delas, sem dúvida nenhuma, diferenciada.

As cinco estrelas nos motivam, nos entusiasmam, renovam nossas crenças e reforçam nossa identidade e orgulho de ser PUC-SP. Professores, alunos e egressos se unem, neste momento, às diferentes instâncias da gestão acadêmica da Universidade, nesta comemoração, possível por várias razões, entre as quais consideramos importante destacar: o sentimento do corpo docente de ver que seu trabalho, sempre realizado com competência, empenho e dedicação, atingiu a meta pretendida: a formação de futuros professores bem-preparados para o exercício da docência e capazes de transformar a educação e a sociedade, tornando-a mais justa e menos desigual; a consciência de uma proposta pedagógica de curso que, muito além de cumprir exigências legais em constante modificação, orienta-se pelos desafios da sociedade, pelas novas exigências do mercado de trabalho para professores de Língua Portuguesa e pelas tendências e abordagens da pesquisa em Língua, Literatura, Linguística e Educação; a estrutura de um curso que, além de formar um docente competente como professor de língua materna, abre possibilidades para a atuação em outros campos, como monitorias em museus, elaboração e revisão de material didático em editoras, aulas de português para estrangeiros, aulas de acompanhamento presenciais e a distância, atuação em projetos culturais em ONGs, salas de leitura, contação de histórias e jogos pedagógicos, entre outras formas de atuação; a orientação metodológica que, baseada em metodologias ativas, com o apoio de tecnologias digitais associadas a uma formação humanística, permite ao aluno desenvolver-se em atividades teórico-práticas e de intervenção em distintas realidades do ensino e a vivência, pelos alunos, na pesquisa - em grupos de pesquisa institucionais, em projetos de Iniciação Científica, em ações de internacionalização -, em que interagem e ampliam o diálogo com estudantes e professores de outras instituições nacionais e internacionais.

As cinco estrelas recebidas corroboram os princípios de um curso cuja história, iniciada na PUC-SP no ano de 1937 e marcada, ao longo de todos esses anos, por importantes reformulações orientadas pelos desafios de cada tempo, continuará tendo novos marcos significativos. E nos dão a certeza de que novos projetos interdisciplinares integrados, novas ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização, como as estabelecidas no projeto inovador, iniciado em 2021, levarão novas gerações a sólida formação que é esperada daqueles que querem, com orgulho, ser professor hoje e amanhã.”

Desempenho

Ao todo, a PUC-SP teve 30 cursos estrelados no Guia da Faculdade 2021 (clique aqui para saber mais), publicação feita em parceria pelo jornal O Estado de S. Paulo e a Quero Educação. Entre as universidades privadas, a PUC-SP aparece na primeira posição no Brasil, junto com a PUC-RS. Ambas conquistaram cinco estrelas em sete cursos de graduação.  A PUC-SP é a que tem o melhor índice de curso com cinco estrelas (23%).

Foram avaliados mais de 16 mil cursos de graduação de todo o Brasil. Mais de nove mil professores e coordenadores de curso participaram como avaliadores do Guia.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Letras Língua Portuguesa - Licenciatura , que está com inscrições abertas no Vestibular de Verão 2022.