PUC-SP sedia encontro de reitores de universidades comunitárias promovido pela ABRUC
A reitora Maria Amalia Andery recebeu o prêmio Mérito Educação Comunitária pela sua...
Dia 28/3, às 18h, Felipe Labruna, doutorando em Direito, lança o livro Levante do Sul: decolonialidade latino-americana, pela ed. Matrioska, no Sky Hall Garden (rua Haddock Lobo, 1.327). O autor também auxilia a docência da PUC-SP, como assistente do prof. Alvaro de Azevedo Gonzaga, na disciplina de Filosofia do Direito (Pós em Direito). Gonzaga é orientador de Labruna no doutorado.
O livro é resultado da dissertação de mestrado de Labruna e ponto de partida de sua tese de doutorado, ainda em desenvolvimento. A obra se propõe a fazer uma análise crítica da História e das práticas sociais da América Latina, enfocando a necessidade de uma transformação radical e de uma decolonização do pensamento e das estruturas políticas, econômicas e culturais do continente.
Labruna propõe uma mudança de paradigma em relação à colonização e dominação históricas da América Latina, argumentando que essas estruturas ainda influenciam a sociedade atual e impedem a construção de uma identidade latino-americana verdadeiramente autônoma e emancipada.
O autor apresenta uma perspectiva interdisciplinar, combinando ideias de Filosofia, Teoria Política, História, Sociologia, Antropologia e estudos culturais. Ele também se inspira em pensadores latino-americanos como Enrique Dussel, Aníbal Quijano e Walter Mignolo, entre outros.