HackaPUCSP integra estudantes do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Competição desafiou alunos de diversos semestres, desde o primeiro até o sétimo

por Thaís Polato | 24/03/2023

Integração total com colegas e professores, muito esforço em cima de tabelas, análises socioeconômicas, organizar tudo e apresentar para uma banca avaliadora. Trabalho de Conclusão de Curso? Não, primeira semana de aula da graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, mas pode chamar também de HackaPUCSP.

Hackathon é um tipo de competição de programação frequente na área de tecnologia e foi a maneira escolhida pela coordenação do curso para integrar grupos de estudantes de diversos semestres, desde o primeiro até o sétimo. Os alunos tiveram uma semana para superar o desafio de “criar um modelo de previsão de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com base nos microdados do INEP de 2019”. O modelo deveria ser “capaz de prever o desempenho de um aluno com base em suas características socioeconômicas e educacionais”. Traduzindo, analisar os dados do Enem e, com base nisso, propor à PUC-SP maneiras reais de aprimorar os processos de aprendizagem.

Mãos à obra e plateia interessada

Desafio dado, mãos à obra. E nem só os participantes ou o próprio curso se beneficiou da ideia do HackaPUCSP, mas a PUC-SP como universidade também. Uma das pessoas na plateia da apresentação final dos projetos era a pró-reitora de Graduação, profa. Alexandra Geraldini, que se comprometeu a levar adiante, institucionalmente, o material produzido pelos estudantes.

“Ver o resultado conseguido é um misto de sentimentos para mim. No começo dá uma certa insegurança se tudo vai dar certo, mas os alunos são fantásticos. Todos vestem a camisa e se dedicam, nos surpreendem de um jeito que ora estamos emocionados ora orgulhosos, é uma delícia participar deste processo”, afirma o coordenador do curso, prof. Jefferson de Oliveira Silva.

Assista a seguir à reportagem completa do JPUC e da TV PUC. Clique aqui e veja galeria de fotos ou acesse as imagens após o vídeo.