Luto: falecimento do professor José J. Queiroz

por Redação | 30/08/2024

A Universidade lamenta o falecimento do prof. José J. Queiroz, aos 91 anos, que lecionou na Faculdade de Teologia da PUC-SP. O velório acontece, a partir das 11h, no Cemitério da Paz (Rua Dr. Luiz Migiliano, 644), mesmo local onde ocorre o sepultamento às 15h.

Docente da PUC-SP de fevereiro de 1971 até março de 2020, pelo Departamento de Teologia da PUC-SP, trabalhou na Universidade por 49 anos, onde foi também coordenador do Pós em Ciência da Religião, de 1985 a 1995. e posteriormente coordenador do Instituto de Estudos Especiais (I.E.E), entre 1990 e 2000.

Em 2015, Queiroz recebeu o titulo de professor emérito na PUC-SP, em sessão solene no Tucarena, junto com o também homenageado padre João Edenio de Reis Valle.

Leia abaixo texto do prof. Fernando Altemeyer:

"Falecimento em São Paulo, do Prof. Dr. José J. Queiroz, nascido em 24/12/1932. Cumpriu o ensino Fundamental (1º grau) entre 1944 a 1947 no Colégio Santa Catarina de Siena; e o Ensino Médio (2º grau), 1948 a 1950, no mesmo Colégio Santa Catarina de Siena, Rua Martiniano de Carvalho, São Paulo-SP. Graduação em Filosofia pela Faculdade Santo Tomás de Aquino (1953), e graduação em Teologia pela Faculdade Santo Tomás de Aquino (1957), em Bolonha, Itália. Graduação em Filosofia pela Organização Mogiana de Educação e Cultura (1970), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1972), mestrado (Lectoratus) em Filosofia e Teologia pela Faculdade Santo Tomás de Aquino de Bolonha - Itália (1957) e doutorado em Direito pela Universidade Pontificia Santo Tomás de Aquino, Roma (1960). Pertenceu à Ordem dos Pregadores, conhecidos como frades dominicanos. A partir de 1971, integrou o Departamento de Teologia da PUC-SP, um dos esteios da reforma dessa Universidade, cuja principal novidade foi a instauração do Ciclo Básico Unificado que fomentava, em todos os cursos de graduação, uma leitura crítica da realidade. Foi junto a padre Edenio o criador e iniciador da pós-graduação em Ciencia da Religião em 1971. Foi professor doutor da Associação Educacional Nove de Julho até 2009. Foi professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo até o emeritato. Foi coordenador por uma década do I.E.E., Instituto de Estudos Especiais, da PUC-SP com foco na extensão e presença pública da Universidade na Sociedade brasileira e latino-americana. Tinha experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando nos temas: educação, pós-modernidade, complexidade, sagrado e pós-modernidade, religião e linguagem. Recebeu o titulo de professor emérito em 28/10/2015 na PUC-SP, em sessão solene no Tucarena, junto com o também homenageado padre João Edenio de Reis Valle, S.V.D. Um verdadeiro polímata em autores antigos e contemporâneos. Expert em Antonio Gramsci, Edgar Morin, Herbert Marcuse e Santo Tomás de Aquino. Orientou 126 dissertações de mestrado e teses de doutorado em cinquenta anos de docência e presença acadêmica. Fluente em sete idiomas. Atou em 176 bancas de avaliação acadêmica em mestrados e doutorados. Sua produção intelectual se estendeu em 108 publicações em formato de livros, capítulos, artigos científicos e obras em coautoria."

Leia a seguir a nota de pesar do Pós em Ciência da Religião: