Luto: profª Mirian Jorge Warde

Docente da Pedagogia era graduada, mestre e doutora pela PUC-SP

por Redação | 25/09/2023

A PUC-SP lamenta o falecimento da profa. Mirian Jorge Warde, no dia 22/9. O velório ocorreu no sábado (23/9), seguido da cerimônia de cremação, no crematório Vila Alpina.

Mirian era graduada em Pedagogia, e também mestra e doutora em Educação: Filosofia da Educação (atual Pós em Educação: História, Política, Sociedade) pela PUC-SP. Foi docente da Faculdade de Educação, de 1973 até 2006.

Notas de pesar:

Pós em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS)

"É com muita tristeza que a PUC-SP comunica o falecimento da profa. dra. Mirian Jorge Warde, ocorrido no último 22 de setembro.

Considerando que esta Universidade foi o lugar onde a profa. Mirian passou grande parte da sua formação e desenvolveu seu brilhante trabalho, esse fato nos toca com profunda tristeza.

Foi nesta Universidade que Mirian fez o curso de Pedagogia, tendo concluído a graduação em 1972. Foi no antigo Programa de Pós-Graduação em Filosofia e História da Educação (hoje PPG em Educação: História, Política, Sociedade) que ela cumpriu seu mestrado, em1976, bem como seu doutorado, em 1984. Realizou seu pós-doutorado na Columbia University (2001-2002), já na senda da trajetória de pesquisa em história da educação sobre a transnacionalização da educação escolar, tema que privilegiou desde então.

Nesta casa, atuou como professora titular vinculada ao Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da PUC-SP, como professora e pesquisadora, tendo se dedicado mais intensamente ao PPGE: EHPS, onde além de brilhante trabalho na formação de quadros para a educação escolar e de trajetória invejável no campo da pesquisa em história da educação, foi figura fundamental para a construção da excelência do Programa, tendo sido sua Coordenadora, por quatro gestões.

Sua participação, no entanto, não se resumiu a esse Programa, pois a profa. Mirian foi uma das docentes mais atuantes na política institucional, com destaque para sua atuação na Constituinte paritária da PUC-SP de 1981, cujo projeto de Estatuto, elaborado por grupo de professores liderados por ela, foi aprovado entre cinco propostas distintas, mas que, infelizmente por injunções políticas, nunca foi implementado.

O seu desligamento da PUC-SP, em 2006, deixou um vazio nesta Universidade, em particular no referido programa, que os professores remanescentes têm procurado, até os dias atuais, lutar para a manutenção e elevação da qualidade sempre por ela perseguidas.

Após a sua saída da PUC-SP, a profa. Mirian deu seguimento à sua trajetória acadêmica em instituições do ensino superior como a UNESP-Araraquara e UNIFESP, continuando a dar sua valiosa contribuição como docente, pesquisadora e participante da política acadêmica brasileira.

Por tudo o que ela representou para a nossa Universidade, lamentando o seu falecimento, a PUC-SP expressa à sua família os mais sinceros sentimentos e deixa aqui nossos agradecimentos pelo legado que ela nos deixou."

_____________________________________________________

Faculdade de Educação

Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento da querida professora e colega Mirian Jorge Warde.

A professora Mirian Warde uma querida colega que contribuiu com o desenvolvimento desde o início do nosso programa de Pós Graduação Educação: História, Política, Sociedade. Uma educadora militante e engajada que marcou a vida daqueles e daquelas que foram suas e  seus alunos(as) e orientandos(as). Uma pesquisadora influente e reconhecida nacionalmente.

Nos solidarizamos com os familiares e amigos.

A Faculdade de Educação da qual a professora fez parte por tantos anos está em luto.