Ministro Paulo Moura Ribeiro recebe Colar de Mérito Acadêmico da Faculdade de Direito

Homenagem aconteceu na manhã desta quinta-feira (10/4), no auditório 333 do campus Monte Alegre

por Cláudio Oliveira | 11/04/2025

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ),  Paulo Moura Ribeiro, foi homenageado, na manhã desta quinta-feira, dia 10/4, com o Colar de Mérito Acadêmico da Faculdade de Direito.

O homenageado bacharelou-se em Direito pela Universidade Católica de Santos e conquistou os títulos de Mestre e Doutor em Direito  Civil pela PUC-SP, sob orientação do prof. José Manoel de Arruda Alvim. Em 2016, concluiu estudos pós-doutorais em Direito pela Universidade de Lisboa.

No campo profissional advogou por alguns anos com ênfase na área do direito marítimo, em Santos, sua terra, até ingressar na Magistratura paulista em 1983, tornando-se Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo em 2005, onde atuou até ser nomeado Ministro do STJ, no ano de 2013.

O reitor da PUC-SP Vidal Serrano Nunes Jr. destacou a atuação do Ministro em várias áreas do direito e, também o cidadão, com grandes serviços prestados à sociedade. "É um prazer participar desta solenidade que premia mais que o mérito acadêmico, mas, sim, o mérito de cidadão deste paradigma de magistrado que é o Ministro Paulo Ribeiro. É um grande conhecedor do Direito Privado, além de manusear com destreza o direito civil e os princípios do Direito de uma maneira geral. O prof. Paulo é uma referência já de muitos anos na Vara da Infância, como também em outras instâncias, e sempre teve um compromisso muito grande com a questão da ética e da cidadania. A ideia deste prêmio é exatamente essa, identificar os paradigmas que vieram da nossa universidade".

O prof. Ricardo Sayeg (Direito) também participou da cerimônia. Em seu discurso lembrou da trajetória profissional do ministro e exaltou sua importância para o Direito e para a Universidade. “O senhor representa o que há de mais nobre na vida acadêmica, na magistratura e no serviço público. Sua grandeza, Ministro, não se limita ao cargo e aos títulos. A verdadeira dimensão, força e poder do senhor está em sua alma iluminada, em seu espírito generoso, em seu coração imenso, que pulsa com fé, justiça e compaixão, prestado incessantemente importantes contribuições para o povo brasileiro. Com este Colar de Mérito Acadêmico, não apenas reconhecemos sua infinita contribuição ao Direito, nós celebramos sua vida e seu caminho” declarou o docente.

Ao ser agraciado com o Colar o Ministro falou sobre a alegria em ser homenageado e da importância da PUC-SP em sua trajetória. "É difícil expressar o que sinto neste momento. Essa casa para mim foi muito importante. Conheci pessoas maravilhosas, pessoas iluminadas que são guias seguros, de um caminhar seguro. Esse é um momento muito particular, mas é muito bom partilhar com os demais, afinal são 42 anos de magistratura. A PUC-SP é uma instituição com olhar no futuro, voltado à cidadania, para o bem estar e a fraternidade. Isso é o que a gente sente aqui" afirmou o magistrado. 

Estiveram presentes também na solenidade a vice-reitora Carla Reis Longhi, o coordenador da Faculdade de Direito prof. Marcos de Lima Porta, além de vários docentes, estudantes, amigos e familiares do Ministro.

Confira abaixo alguns registros do evento.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.