Museologia: monografia defende Ilha Museu de Ilhabela

Projeto busca a defesa do patrimônio público sob uma perspectiva diferente: ao invés de simplesmente reprimir o seu uso indevido e ilegal, revertê-lo em benefício de toda a sociedade

por Redação | 11/10/2023
Divulgação

Aluno do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação e promotor do Ministério Público do Estado de São Paulo, Tadeu Salgado Ivahy Badaró Júnior, defendeu, dia 9/10, a monografia O que é a “república”? Uma investigação sobre o conceito de república na cultura dos povos tradicionais. Subsídios para o encontro da missão institucional do Museu de História, Cultura e Antropologia do Litoral Norte do Estado de São Paulo.

Orientada pela profa. Luciana Pasqualucci, a monografia apresenta o histórico de ocupação da Ilha das Cabras, situada em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, e os mais de 30 anos de demanda judicial para corrigir algo que já havia nascido flagrantemente ilegal: a ocupação de um bem público, inserido em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, por um particular; e os conceitos da museologia que permearam a criação do projeto Ilha Museu, de autoria de Badaró Junior, cuja implantação está em desenvolvimento com parceria da UNESCO.

 

Benefício a toda a sociedade

"Trata-se de um projeto que busca a defesa do patrimônio público sob uma perspectiva diferente: ao invés de simplesmente reprimir o seu uso indevido e ilegal, revertê-lo em benefício de toda a sociedade, promovendo cultura, ética e sustentabilidade, em sintonia com a compreensão mais atual do conceito de museu", afirma Badaró.

Para a orientadora, a monografia apresenta o resultado de uma investigação sobre a forma como o conceito de "república" se expressa na cultura dos povos tradicionais e privilegia a compreensão do conceito em seu aspecto axiológico, que expressa a ideia da supremacia do interesse público e coletivo sobre o particular e individual. “O trabalho apresenta subsídios para a implantação do IlhaMuseu, sendo este uma representação do que há de mais contemporâneo no cenário da museologia e do patrimônio cultural", defende a profa. Luciana.

Além da orientadora e do pesquisador, a banca de defesa foi integrada pelas profas. Marilia Bonas (diretora técnica do Museu do Futebol) e Claudineli Moreira Ramos (secretária de Cultura de Mogi das Cruzes ).

 

Na mídia

O tema da pesquisa também ganhou destaque na imprensa, na reportagem Litoral de SP terá a primeira ilha-museu do Brasil, publicada em 13/10, pela Folha de S.Paulo. Clique aqui para ler.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.