Novo Estatuto: artigos debatem o tema

Série será publicada aqui no "J.PUC"; já há dois textos disponíveis

por Redação | 16/10/2018

O J.PUC começou a publicar em 15/10 uma série de artigos sobre o Novo Estatuto da PUC-SP. A iniciativa de coletar os textos é dos professores Alípio Casali e Fernando José de Almeida (ambos do Pós em Educação: Currículo). Clique aqui para ler o artigo que escreveram em conjunto.

“Como professores veteranos, com mais de 40 anos de PUC-SP, preocupa-nos o risco de perda dos traços mais importantes da história da nossa universidade. A PUC-SP é um exemplo de instituição viva, sensível à sociedade da qual faz parte no tempo presente e comprometida em ser parte também do seu futuro. Ela pode e deve dar ao país a contribuição específica dos seus valores cristãos, que são também universais. O momento de reelaboração dos Estatutos é um momento de reconhecimento e de reafirmação de nossa trajetória histórica, científica e cultural bem-sucedida. Foi isso que buscamos registrar nesse Preâmbulo ao Novo Estatuto. Esperamos que este registro seja útil agora, na reelaboração, e após, na sua divulgação junto aos públicos interno e externo”, afirma Alípio Casali.

"As urgências do debate sobre o sentido da universidade, numa sociedade ultra-liberal, são ditadas pela instabilidade dos rumos da economia e das questões postas à sobrevivência de nossa casa comum, a terra. Os fundamentos valorativos e estratégicos da articulação entre pesquisa, formação e coesão social, questões não apenas do Brasil, mas de todas as nações neste início do século XXI. Nossa universidade atendendo esse apelo inicia seu posicionamento vendo no seu Estatuto uma forma ímpar de aliar liberdade e conhecimento, como binômio inseparável. Serviço à sociedade é outro esteio da Universidade. Vamos ao diálogo”, afirma Almeida.

O segundo artigo da série também já foi publicado e tem autoria do professor João Décio Passos (Pós em Ciência da Religião). Clique aqui para ler.

A ideia é que mais artigos sejam publicados e se transformem depois em um livro sobre o tema.