Novos gestores acadêmicos tomam posse em cerimônia no Tucarena

Assumiram cargos diretores(as) e diretores(as) adjuntos(as) das Faculdades e chefes e vice-chefes de Departamentos

por Redação | 02/08/2021

Tomaram posse nesta segunda-feira (2/8) os(as) diretores(as) e diretores(as) adjuntos(as) das Faculdades (quadriênio 2021/2025) e os(as) chefes e vice-chefes de Departamentos (biênio 2021/2023). Realizado no Tucarena, este foi o primeiro evento presencial da Universidade desde o início da pandemia.

Em razão das recomendações das autoridades sanitárias e de saúde, a cerimônia foi restrita aos novos gestores nomeados, mas transmitida via Youtube da TV PUC-SP e Facebook da PUC-SP para que toda a comunidade pudesse acompanhar.

Os docentes foram empossados pela reitora Maria Amalia Andery, com a presença dos pró-reitores, membros da Reitoria e do secretário-executivo da Fundação São Paulo, padre José Rodolpho Perazzolo. O vice-reitor, professor Pedro Paulo Teixeira Manus, acompanhou o evento de forma remota. O cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e grão-chanceler da PUC-SP, justificou a ausência em virtude de compromissos previamente agendados.

Luta e aprendizado

Em seu discurso de abertura, a reitora celebrou o fato de ver o Tucarena ocupado após mais de 500 dias sem reuniões presenciais. “A maior parte de vocês não pisou na Universidade neste período. Muito bom estar aqui, pois essa volta anuncia aquela plena, que todos queremos. Tomara que possamos fazer outras reuniões como esta e, aos poucos, voltar a ocupar os campi, nossos lugares, nossa sociabilidade. Temos pela frente muita luta e aprendizado, mas é melhor começarmos a aprender rápido como retornar, porque estaremos na PUC-SP o mais breve possível, sempre garantindo as condições de saúde da nossa comunidade, buscando reduzir todos os riscos”, afirmou a professora Maria Amalia.

Ao agradecer o empenho dos atuais gestores, a reitora ressaltou que os últimos anos foram intensos. “Tivemos duas ocupações de Reitoria, centenas de eventos, uma discussão sobre estatuto e regimento, muitos novos cursos propostos na graduação e na pós-graduação, a criação de uma faculdade, a reorganização dos departamentos e, principalmente, uma Universidade que esteve viva nestes quatro anos. Cada colação de grau, diploma, certificado de especialização significam, de uma certa maneira, o selo de qualidade da Universidade”.

Segundo a reitora, além de manter as atividades de ensino e pesquisa, os diretores e diretoras das Faculdades trabalharam para que a PUC-SP não perdesse de vista a necessidade de fazer mais do que formar alunos, refletindo sobre o contexto no qual está inserida e sobre o país que ela vê diante de si.

Para a profa. Maria Amalia, os professores e professoras empossados têm a missão de pensar os próximos quatro anos que, na sua avaliação, serão desafiadores.

“Temos o enorme desafio de voltarmos aos campi exatamente como éramos, mas completamente diferentes, combinando velhos jeitos com formas novas. Quem assume tem o desafio de fazer a Universidade prevalecer diante de um ambiente político externo que duvida de sua importância, prejudica sua existência e luta contra a sua permanência. A PUC-SP irá prevalecer, mas ela só prevalecerá com qualidade se cada um confiar que este projeto faz ou fará toda a diferença no Brasil do futuro”, ressaltou Maria Amalia.

“É preciso que todos aceitem o compromisso pessoal e institucional de participar da construção do futuro de uma nação soberana, diversa, diferente das demais, que tem poder de invenção, de construção, de transformação e uma nação competente na distribuição dos seus recursos, garantindo uma sociedade justa, igualitária e em que as pessoas se auto realizem. É isso que nós faremos nesses próximos quatro anos”, finalizou.

Assista a cerimônia de posse na íntegra:

A lista completa dos novos gestores está disponível clicando aqui.