Oficinas online para docentes: inscrições abertas e vagas limitadas

Atividades oferecidas pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) da PUC-SP

por Redação | 12/05/2022

Entre os dias 17 e 27/5, docentes podem participar de uma série de oficinas online oferecidas pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD). Com duração de 1h30 cada, todas serão realizadas pela Plataforma Teams.

As oficinas têm vagas limitadas devido aos seus formatos e necessitam de inscrição prévia (clique aqui para se inscrever). Caso o número de inscritos seja maior ao número de vagas em cada encontro, será considerada a ordem de inscrição como critério de participação.

Conheça a programação:

- Uso da Estratégia Metodológica Rotação por Estações de Aprendizagem
Professor responsável: Mario Luis Ribeiro Cesaretti
17 e 24/5
40 vagas

Esta oficina visa instrumentalizar o professor para a realização de uma atividade de ensino híbrido utilizando as estratégias de Rotação por Estações e Sala de Aula Invertida. O aprendizado pelo docente dessas estratégias propiciará a articulação do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação com momentos face a face. Essas duas estratégias podem ser realizadas tanto em um ambiente presencial ou remoto.
Esta oficina terá dois momentos:
a) Preparo antecipado – Leitura de materiais – textos e vídeos, a serem distribuídos uma semana antes da oficina. (Tempo desta etapa: de 60 a 90 minutos).
b) Atividade na plataforma Teams – síncrona. É fundamental a preparação antecipada para a realização da atividade. (Tempo desta etapa: aproximadamente 90 minutos).

- Curadoria “Pedagógica”, Reflexão e Aprofundamento na Aprendizagem
Professor responsável: José Armando Valente
19 e 26/5
30 vagas

A oficina tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento da docência por meio do desenvolvimento do processo de curadoria (estabelecimento e uso de critérios de seleção e organização de materiais de apoio aos cursos/aulas ou mesmo material de  estudos do professor, bem como de trabalhos produzidos pelos estudantes), seguido de reflexão sobre o material selecionado com relação aos aspectos conceituais, e aprofundamento dos conceitos identificados durante a reflexão.  Para exercitar os processos de curadoria, reflexão e aprofundamento, o professor participante da oficina deverá ler um dos artigos da Bibliografia e, com base no artigo selecionado, durante a oficina, será realizada a discussão sobre processo de curadoria, a reflexão conceitual sobre o artigo selecionado e o aprofundamento dos conceitos identificados.
A oficina terá duração de dois dias. Para o primeiro dia, é importante a leitura de um dos artigos da Bibliografia, identificando-se os pontos principais abordados. Será feita uma breve apresentação sobre curadoria e, em seguida, os professores participantes trabalharão em pequenos grupos, discutindo sobre os pontos identificados no artigo lido e escolherão um artigo que o grupo achou mais interessante/importante. No segundo dia, cada grupo apresentará os pontos do artigo escolhido, os quais serão explorados do ponto de vista conceitual, além de se discutir maneiras de aprofundá-los.

- Elaboração e Uso de Rubricas Avaliativas na Educação Superior
Professor responsável: Nelson Gimenes
20 e 27/5
40 vagas

A oficina visa contribuir para o aprimoramento das práticas de avaliação da aprendizagem em sala de aula realizadas por docentes na Educação Superior, por meio do uso de rubricas de avaliação, que podem ser empregadas nas diversas atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores. Nesta oficina, as rubricas de avaliação são definidas como um conjunto de critérios organizados, abarcando níveis progressivos de desempenho de cada um deles. Possuem, de modo geral, dois formatos, sendo denominados holístico e analítico. Entre as vantagens do uso de rubricas para avaliação dos estudantes na educação superior, destacamos a transparência nos critérios de avaliação a serem adotados, a redução no tempo de correção das atividades avaliativas, a qualificação das devolutivas aos alunos, bem como a possibilidade do uso em processos de autoavaliação e avaliação por pares.
A oficina terá duração de dois dias, na qual são previstas – além dos momentos de discussão dos principais aspectos relativos à elaboração e uso pedagógico das rubricas de avaliação – atividades de elaboração de rubricas por parte dos professores participantes.