Pesquisador português ministra dois eventos na Universidade

Jose Gonçalves das Neves, do ISCTE-IUL, tratou de temas como Recursos Humanos e Comportamento Organizacional.

por Redação | 01/11/2018

Os Programas de Estudos Pós-Graduados em Administração e Contabilidade e Atuariais recebeu nesta semana o Prof. Dr. Jose Gonçalves das Neves, associado com agregação na ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa). O docente português ministrou dois eventos na PUC-SP. No dia 30/10, Intraempreendedorismo: Atitude e Processo para Identificar Oportunidades. Em 31/10 ele ministrou o workshop Liderança, Cultura Organizacional e Qualidade Total.
Os eventos foram coordenados pela Profa. Dra. Neusa Maria Bastos F.Santos (FEA), e contou com a participação da assessor de Assuntos Internacionais da Universiade, Prof. Dr. Eugênio Trivinho.

Palestra

A ideia principal da palestra foi chamar a atenção para a aquisição de um procedimento dentro das organizações e empresas capaz de dar respostas aos desafios atuais. O professor Neves detalha essa metodologia: "Isso consiste em qualquer coisa que vá além das metodologias habituais, da inovação e da criatividade. Embora elas estejam presentes, mas é qualquer coisa que vai além. E esse ir além significa a capacidade de ter profissionais dentro da organização que tenham perfis capazes de olhar para a realidade da instituição e identificar oportunidades para desenvolver ideias. Uma vez identificadas essas oportunidades, e isso é a essência do conceito que foi desenvolvido entre o empreendedorismo, as empresas estão mais capacitadas  para a competitividade e para o desenvolvimento".

Workshop

O evento teve como objetivo focar em três aspectos essencialmente: chamar a atenção em primeiro lugar para a importância do conceito. Qualquer que seja o tema que se investigue, qualquer que seja a abordagem que se faça, é importante que o ponto de partida esteja muito claro porque há uma definição exata de qual conceito se pretende explorar e aí se faz isso focando na liderança, na cultura e na qualidade do serviço. Há a necessidade de se mapear, do ponto de vista da identificação, o que cada uma destas palavras quer dizer.
O segundo objetivo foi chamar a atenção para diferentes abordagens no uso de tecnologias que permitam estudar esses conceitos. Houve a possibilidade de fazer referência a metodologias mais quantitativas e qualitativas e, finalmente, metodologias que tenham as duas abordagens. Na opinião do professor Neves, nenhum estudo utiliza apenas uma metodologia exclusiva. De alguma forma, todas são usadas e as metodologias se complementem umas com as outras.
O terceiro objetivo foi ilustrar com alguns exemplos de resultados obtidos relativamente à abordagem de cada um destes temas, com as metodologias que se privilegiaram para tratamento de posturas desses mesmos temas.

Internacionalização

Para o professor Neves, que esteve reunido com o professor Eugênio Trevinho, é um campo que ainda está aberto e que depende do interesse e das necessidades de cada uma das instituições. Segundo o docente português, já existe um protocolo de intenções entre a PUC-SP e o ISCTE-IUL. "Temos agora a oportunidade para formalizar essas interações e contatos que vão permitir o crescimento das instituições de ensino superior e por conta desse crescimento, promover o desenvolvimento dos países onde cada uma das instituições está localizada. A possibilidade de mobilidade é muito facilitada, para alunos e docentes, portanto estão criadas as condições para se aprofundar de fato essas parcerias. Eu tenho uma impressão extremamente positiva da PUC-SP, que é uma instituição dinâmica, que está nesse momento desenvolvendo um caminho, de alguma forma que lhe permita fazer a diferenciação em relação às instituições congêneres locais e essa busca da internacionalização", concluiu o professor Neves.

Consolidando a parceria

A Profa. Dra. Neusa Bastos esteve visitando Portugal no mês de junho e em reunião com o Prof. Dr. Jose das Neves trabalhou para consolidar e estender as parcerias acadêmicas e institucionais entre as duas instituições. A docente da PUC-SP fala da importância da visita do pesquisador:"Combinamos dele estar aqui conosco e os temas que nós escolhemos para serem tratados foi para trazer a experiência e principalmente as investigações, as pesquisas e projetos que o professor Neves está desenvolvendo. Isso é importante porque ele trouxe essa possibilidade de nós também nos inserirmos nessas investigações fazendo provavelmente estudos Cross-Cultural Studies  internacionais, de forma que possamos entender também como pesquisadores a realidade do Brasil e de Portugal no que diz respeito aos processos de gestão. Então, eu acho que quando as instituições conseguem ancorar esses processos de internacionalização nesses projetos e  iniciativas acadêmicas, as duas universidades parceiras têm muito a ganhar nesse intercâmbio de informações e de pesquisa internacional, que hoje em dia estão sendo valorizadas em todas agências de fomento. Para nós foi uma oportunidade muito boa de podermos contar com o professor Neves e a partir dessa iniciativa tratarmos de outras possibilidades e inserções nas duas direções, tanto do Brasil em Portugal quando de Portugal aqui no Brasil".