#poesianapuc: novidades de dezembro

Conheça o "Poema da Máquina" e a participação da Educ na Bienal do Livro de São Paulo

por Redação | 15/12/2020

O #poesianapuc está com novidades em dezembro. Uma delas é que, depois de convidar alunos, professores, funcionários e amigos a pendurarem seus poemas no varal virtual do site www.poesianapuc.org, agora também é possível gerar poemas a partir daqueles já pendurados no varal. É o projeto “poema de máquina”. Que usa Inteligência artificial unida às artes.

Por meio do Sobek, funcionalidade de mineração de texto, é possível navegar pelos assuntos dos poemas do varal. Um grafo geral é apresentado com termos dos poemas pendurados, possibilitando que sejam vistos todos os poemas relacionados a determinado termo, ao clicar nele. Também é possível minerar um poema específico.

A partir do grafo, com assuntos de todos os poemas ou de um poema específico, será possível gerar novos poemas, com estrutura escolhida pelo usuário dentre as várias possibilidades apresentadas. É só clicar no robozinho para gerar o poema.

Quando o poema de máquina é gerado, são apresentadas três possibilidades de interação: “não gostar do poema da máquina e solicitar para que seja gerado um novo”, “recomeçar todo o processo” ou “pendurar o poema de máquina no varal”.

Veja também a seguir atividades da Educ na Bienal do Livro de SP.

Sarau na Bienal de 12/12

Sarau na Bienal de 13/12