Políticas públicas para a garantia da democracia: live PUC-SP e MP

Debate online no facebook da Universidade

por Redação | 30/04/2020

Neste dia 30/4, às 17h, será realizado ao vivo o debate online O MP e as políticas públicas para a garantia da democracia. A live será transmitida pelo facebook da PUC-SP (clique aqui).

Moderação
Prof. Antonio Carlos Malheiros
Pró-Reitor de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP
Desembargador

Debatedor
Mário Luiz Sarrubbo
Procurador-geral de Justiça de São Paulo

Debatedora
Profa. Aldaiza Sposati
Pós em Serviço Social da PUC-SP
Coordenara do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social – NEPSAS

O evento é promovido pela PUC-SP e foi idealizado e organizado pelos profs. Eduardo Dias (Fac. de Direito) e Pedro Aguerre (PróCRC). Recordando o Lema da Universidade “A sapiência e a ciência serão aumentadas”, Eduardo Dias afirma que o evento se faz relevante em face do ocorrido no último dia 19/4 – data em que se comemoram os dias do índio e do exército –, no meio de uma pandemia que já ceifou mais de cinco mil vidas no Brasil, quando, em cena surreal, o Presidente da República participa de ato em que se pede a volta do AI-5, símbolo jurídico da última ditadura civil e militar. No mesmo dia, diversas instituições e entidades e pessoas emitiram notas e moções de repúdio. Entre essas, uma das primeiras, foi a do atual Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo, que assumira o cargo dois dias antes (17/4)”, afirma o docente.

Dias ressalta ainda a oportunidade da criação de grupos de avaliação e trabalho, por parte da Procuradoria Geral, com auxílio de cientistas, para otimizar a atuação do Ministério Público de São Paulo no enfrentamento ao vírus mortal da COVID-19. “Esses fatores motivaram, pautados, pelo lema de nossa Instituição, a promover um encontro do PGJ com nossa Universidade, dentro das possibilidades atuais, com a moderação do  Pró-reitor de Cultura e Relações Comunitárias da Universidade e a presença da Professora Titular Aldaíza Sposati, pesquisadora do sistema SUAS, sobre a contribuição do Ministério Público para a cultura da PAZ e da Democracia e as políticas públicas de Assistência Social e do cuidado, tendo em vista a campanha da fraternidade de 2020: "Fraternidade e vida: dom e compromisso”, ressaltou o prof. Eduardo.