Pós é pioneiro no Brasil em articular a relação entre Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Inscrições para Mestrado e Doutorado estão abertas, até 30/10

por Renata Nascimento | 26/10/2023
Acervo ACI

“Ter o embasamento da descrição de linguagem por meio da Linguística de Corpus permitiu ter uma assertividade e confiabilidade muito maior no meu trabalho como professora, especialista acadêmica e consultora educacional. A qualidade e seriedade, além da inovação na forma como a pesquisa é pensada e conduzida nas linhas de pesquisa do LEAL são marcas registradas do programa, o que torna o diploma uma distinção no mercado de trabalho.”
Maria Carolina Zuppardi, mestra e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP

_____________________________________________________________________________

Com 50 anos de existência, o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem tem como missão promover a inovação, a internacionalização e a ciência aberta. O curso, que foi pioneiro na área, se consolidou no Brasil formando pesquisadores que, hoje, atuam retribuindo o conhecimento pelo país. Seu pioneirismo histórico o conduziu a articular a relação entre a Linguística Aplicada e os Estudos da Linguagem, reforçando seu caráter interdisciplinar e orientando-o na direção de expandir e inovar as áreas de estudos. O Programa está com inscrições abertas até 30/10 (clique aqui para saber mais).

O Pós concebe a Linguística Aplicada contemporânea como área transdisciplinar de caráter aplicado e implicado, que tem na linguagem o seu lugar de estudo e de possibilidade de atuação. Ao mesmo tempo, compreende os Estudos da Linguagem como campo de pesquisa nas suas múltiplas modalidades – escrita, falada, visual, háptica e sinalizada –, bem como nos seus cruzamentos, incluindo a verbo-visualidade e a gestualidade. O curso se distingue no cenário nacional e internacional pela articulação dessas duas vertentes, propiciada pelas tecnologias de linguagem, emprestando ao Programa uma feição única, que neste momento converge para a ciência aberta e para a internacionalização.

 

Fértil inter-relação acadêmica e científica

“As estratégias adotadas pelo Programa para fortalecer a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e para promover desdobramentos para a qualidade de vida, a cultura e a sociedade decorrem de sua atuação pautada por objetivos que visam a formação e o desenvolvimento científico, cultural, econômico e social do país, capacitando pessoas em nível de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado para atuar, entre outras atividades, na pesquisa, na docência no ensino superior e demais níveis de ensino, na análise dos discursos que circulam em diferentes esferas da atividade humana, na perícia de voz e de autoria de texto, na clínica da linguagem, na educação bilíngue e/ou atividades afins como assessorias, desenvolvimento de ferramentas, gestão de projetos, consultorias e editorias”, afirma a profa. Sandra Madureira, coordenadora do curso em conjunto com o prof. Tony Berber Sardinha.

A coordenadora também aponta que as ações desenvolvidas pelo Programa atentam às demandas constantes da sociedade. “A interação entre as Linhas de Pesquisa do Programa e Grupos de Pesquisa liderados por todos os professores do curso solidifica uma fértil inter-relação acadêmica e científica. Tal condição cria a necessidade de se trabalhar de forma colaborativa e ampla, conectando grupos e adotando sistemas de compartilhamento de informações, na forma de dados para análises, de procedimentos metodológicos e de conhecimentos gerados no enfrentamento de questões que envolvem o uso das linguagens verbais e não verbais”, completa.

"Há mais de 50 anos, o Programa estabeleceu as bases da Linguística Aplicada no Brasil. O legado que deixou na formação de linguistas e linguistas aplicados é inegável. Numerosos docentes de renomadas instituições, tanto nacionais quanto internacionais, têm suas raízes acadêmicas no curso. O Programa se destaca por abrigar uma notável proporção de pesquisadores CNPq (dois dos quais são 1A), com docentes que são reconhecidos como referência em suas áreas de especialização, tanto no cenário nacional quanto no internacional. Nossas redes de pesquisa se estendem por universidades de todo o Brasil e de outros países, mostrando o alcance e o impacto de nosso trabalho", ressalta.

O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem desenvolve projetos financiados pela Capes, CNPq e Fapesp e abre a possibilidade de obtenção de bolsas em níveis de mestrado e doutorado que são ofertados por essas agências. Os mestrandos e doutorandos frequentam disciplinas com a participação conjunta de professores do Programa e de outras Universidades brasileiras e estrangeiras e têm oportunidades de: integração em atividades de grupos de pesquisa; interação com tecnologias, bancos de dados e ferramentas de análise das linguagens verbais e não verbais; participação em redes de pesquisa nacionais e internacionais; contato constante com pesquisadores e discentes de centros de pesquisa no país e no exterior.

_____________________________________________________________________________

Ambiente dinâmico ligado às pautas atuais

“O curso me tornou mais consciente do impacto das nossas escolhas linguísticas em todos os contextos comunicacionais - inclusive, no campo profissional. Hoje sou capaz de identificar dinâmicas invisíveis que travam o debate nas grandes corporações e propor outras estratégias que ofereçam resultados melhores.

Academicamente, o curso me ofereceu um olhar complementar ao que eu tradicionalmente buscava como formação. Eu troquei a área de Administração e Negócios pela Linguística procurando por um novo estímulo intelectual. Encontrei um ambiente de pesquisa dinâmico, muito ligado às pautas atuais e que oferece estímulos para um entendimento mais crítico das transformações que estamos vivendo, como a Inteligência Artificial. O curso superou as minhas expectativas por me fazer perceber que a troca de conhecimento entre o mundo corporativo e acadêmico pode ser maior do que usualmente imaginamos.”

Carolina Andrade,graduada em Jornalismo pela UFRJ, pós-graduada em Marketing pela ESPM, Inteligência de Dados pela FIA e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Atualmente, é Head de Parcerias do YouTube para América Latina.

 

Novas formas de entender a linguagem

“O corpo docente é extremamente qualificado nas suas áreas de atuação e a pesquisa é levada a sério, trazendo resultados concretos para a área de conhecimento e para o desenvolvimento do nosso país. No caso específico da minha área de pesquisa, o meu orientador, Dr. Tony Berber Sardinha, é o pioneiro no Brasil a aplicar e ensinar o estudo da linguagem por meio da Análise Multidimensional. Todos os professores atuantes nas melhores universidades do país que utilizam essa metodologia passaram pelo Programa, construindo uma forte rede de pesquisa nacional e internacional.

O curso foi além das minhas expectativas. As aulas, as sessões de orientação, seminários, congressos. Tudo que compreende a vida de um pesquisador é proporcionado e facilitado no Programa. Nunca imaginei que conseguiria uma bolsa da Fulbright para passar um ano fora do Brasil fazendo pesquisa e isso foi possível devido à rigidez, seriedade e comprometimento do programa com seus alunos.”

Maria Carolina Zuppardi, licenciada em Letras (Inglês e Português) pela Universidade UNIP, mestra e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e diretora de produtos e serviços na Cintana Education, no Arizona, EUA.

 


Inscreva-se

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem: clique aqui.

 

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.