Pós em Literatura e Crítica Literária consolida valorização da pesquisa

Inscrições para a pós na PUC-SP estão abertas

por Redação | 10/10/2017

Este semestre marca uma importante conquista do Pós em Literatura e Crítica Literária: o início do doutorado. Na primeira turma selecionada, é forte a incidência de mestres formados na PUC-SP, mas também daqueles que trazem experiências de outras universidades e cidades brasileiras, o que evidencia o alcance do Programa.

No percurso de 48 meses do doutorado, além de disciplinas, os créditos a serem cumpridos incluem atividades programadas e elaboração da tese. Vale observar que, apenas nesses dois primeiros meses de curso, a participação dos doutorandos nos grupos de pesquisa do Programa e em eventos no país e no exterior já sinaliza a mobilização na construção dos estudos.

Para a coordenadora do Programa, profa. Maria Aparecida Junqueira, “oferecer o curso de doutorado nos estudos literários é essencial no sentido de fortalecer o projeto que empreendemos desde 2002 e produzir grupos de pesquisa de excelência. Os professores do Programa são empreendedores no diálogo constante da literatura com as demais áreas do saber e, principalmente, com os desafios do presente”.

A aluna Sandra Lemos afirma que “é um privilégio fazer parte da primeira turma de doutorado de Literatura e Crítica Literária. Temos a oportunidade ímpar de participar de um Programa que oferece uma proposta de relevância acadêmica”. Já Flávio Pimentel, de Belém (PA), diz que cursar o doutorado na PUC-SP significa “ampliar horizontes e abrir novos caminhos. Como venho da Amazônia, a proximidade e o diálogo com outros pesquisadores é essencial”. Para Taís Semaan, tradutora há sete anos, “o Programa nos insere em um contexto de constante reflexão a respeito dos processos de criação literária e do trabalho com a linguagem".

Linhas de Pesquisa

Com três linhas de pesquisa (Poéticas Literárias: oralidade, escrita e manifestações tecnológicas; Crítica Literária: tradição e novas perspectivas estético-culturais; e Literatura: estudos comparados e historiografia), o Pós encontra na literatura o principal determinante teórico e crítico.

“Busca-se formar mestres e doutores aptos a atuar no ensino e na pesquisa em literatura, visando o diálogo entre o literário e demais áreas do saber. Também propomos a discussão da literatura como manifestação artística, a reflexão sobre a Crítica Literária como objeto de investigação, a análise e interpretação do objeto literário e o conhecimento e pesquisa de novos suportes para uma atuação mais efetiva no universo cultural”, explica a profa. Maria Aparecida.

Clique aqui para saber mais sobre os docentes e discentes do Programa http://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/literatura-e-critica-literaria

Assista ao vídeo convite feito pela coordenadora do Programa.

Veja o depoimento da mestranda Priscila Gontijo