Pós em Psicologia Clínica: sistema educacional atrai alunos do Brasil e exterior

Programa está com inscrições abertas para Mestrado de Doutorado, até 30/10

por Renata Nascimento | 25/10/2023
Acervo ACI

“A PUC-SP foi uma das primeiras Universidades a inaugurar um curso voltado para a Psicologia Clínica no país. A longevidade do Programa se dá pela sua qualidade e por ter formado professores e pesquisadores pelo mundo afora.”
Rosane Mantilla, coordenadora do curso em conjunto com a profa. Ida Kublikowski

Considerado um dos mais antigos Programas de Psicologia Clínica do país, o curso da PUC-SP comemorou 47 anos, em 2023. O reconhecimento de sua excelência pode ser observado em suas distintas premiações, entre elas o prêmio Capes de Teses em Psicologia, o Prêmio Jabuti em Psicologia, Psicanálise e Comportamento e premiações de projetos de Iniciação Científica.

Seu sistema educacional é considerado modelo nacional e atrai alunos de todo o país e exterior. Com os avanços tecnológicos, o curso adotou inovações científicas e desenvolveu vínculos consistentes de colaboração e de interface com distintas áreas do conhecimento em quase todos os estados brasileiros e em vários países latino-americanos e europeus.

Saúde mental no indivíduo, na família e na sociedade

O Programa expressa uma ampla compreensão da psicologia clínica voltada para a diversidade de demandas e contextos que visam a implementação da saúde mental no indivíduo, na família e na sociedade.

“O curso já formou quase 3 mil pessoas, várias das quais estão ocupando posições importantes em ensino ou educação, em órgãos públicos, ONGs e criaram outros programas de pós-graduação. Além disso, são professores pelo Brasil afora e trabalham na própria PUC-SP. O curso de Mestrado e Doutorado contribui significativamente para a carreira dos estudantes, tornando-os pesquisadores e docentes dentro da Psicologia Clínica e outras áreas do conhecimento”, afirma a profa. Rosane Mantilla.

Os mestres e doutores titulados pelo Programa encontram-se na docência e na coordenação de cursos de graduação, especialização e pós-graduação em números expressivos, atuando em Instituições de Ensino Superior públicas e privadas de todo o país.

Atualmente com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado (clique aqui), o Pós é avaliado pela Capes com o conceito 4.

Trajetória na PUC-SP desde 2005

Raissa Ducatti Lino Machado é bacharel em Psicologia, mestra e doutora pela PUC-SP. Atualmente trabalha como psicóloga clínica em consultório particular. “O Mestrado e o Doutorado foram muito importantes para minha trajetória profissional, dentre outras razões, porque o conhecimento adquirido ao longo dos anos enriquece o dia-a-dia do meu consultório e se soma ao meu trabalho como psicoterapeuta”, afirma Raissa.

“As pesquisas que desenvolvemos são parte de um processo muito mais abrangente de aprendizado que inclui uma troca enriquecedora e diversificada entre colegas não somente da Psicologia como de áreas afins, e, entre alunos e professores também. Os estudos de Mestrado e de Doutorado me permitiram a compreensão de processos familiares específicos – a construção do relacionamento fraterno, no Mestrado, e, a transição familiar para o segundo filho, no Doutorado.”

Raissa também enfatiza que recomendaria o Programa aos seus colegas de área que desejem se aprofundar com seriedade e levar o conhecimento adquirido à comunidade.

Conhecimentos novo e bagagem experiencial na área clínica

Álvaro Rebouças Fernandes é psicólogo clínico, professor universitário do curso de Psicologia pela Universidade de Fortaleza, mestre pela Universidade de Fortaleza e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

O ex-aluno afirma que o curso trouxe muitos acréscimos para a sua jornada profissional. “As aulas ministradas por minha orientadora Rosane Mantilla e pelas outras professoras do programa me favoreceram não somente com conhecimentos novos, mas também com formas dinâmicas e atuais de ministrar uma aula. Colocou-me na possibilidade de participar de editais de fomento à pesquisa pelos órgãos responsáveis federais e estaduais. Qualificou-me para poder participar de concursos e seleções para professores orientadores da pós-graduação na universidade que trabalho e em outras. Trouxe conhecimentos novos e uma bagagem experiencial na área clínica que atuo. E, finalmente, possibilitou-me poder buscar cursar um pós-doutorado que certamente trará um maior aprofundamento do processo iniciado no Doutorado”, afirma Álvaro.

Ele também conta que escolheu se especializar na PUC-SP por ser uma Universidade de referência e relevância nacional em diversas áreas da Psicologia, especialmente, na área clínica e na terapia familiar sistêmica.

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica: clique aqui.