Pós em Psicologia Experimental foca em Behaviorismo Radical e Análise do Comportamento

Curso está com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado

por Renata Nascimento | 10/10/2023
Divulgação

Contribuir para capacitar profissionais a enfrentarem de forma crítica, competente e criativa os problemas propostos para o analista do comportamento, formar pesquisadores e docentes qualificados para difundir e multiplicar esse conhecimento e fortalecer a pesquisa de processos básicos e de procedimentos de intervenção comportamental em nosso país, através da produção de conhecimento científico. Esses são os principais objetivos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento.

O curso, credenciado com nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), está com inscrições abertas para as modalidades Mestrado e Doutorado. Clique aqui para saber mais.

Aprofundamento teórico e inserção crítica na sociedade

O Programa da PUC-SP é caracterizado por ter um recorte epistemológico, metodológico e conceitual sob a perspectiva do Behaviorismo Radical e da Análise Experimental do Comportamento.

Tendo em vista o recorte adotado, a capacitação do pesquisador pauta-se pelo domínio de todos os instrumentos necessários para a Análise do Comportamento

“Ao longo dos anos, o nosso Programa tem formado docentes que atuam em todas as regiões do país e profissionais inseridos de diversas formas nos três setores da sociedade brasileira. Além disso, a comunidade de docentes e discentes do Programa tem participado de iniciativas para disseminação do conhecimento científico para a comunidade em geral e para a comunidade científica”, afirma o prof. Marcos Spector Azoubel, coordenador do curso em conjunto com a profa. Paola Esposito de Moraes Almeida (vice-coordenadora).

O docente também enfatiza que o curso pode contribuir para o aprofundamento teórico, o desenvolvimento de repertórios científicos-acadêmicos e a reflexão crítica sobre o papel de analistas do comportamento na sociedade.

“Há diversos aspectos que marcam o nosso Programa. Dentro do recorte específico de behaviorismo radical e análise do comportamento, há uma forte preocupação com a formação teórica consistente em análise do comportamento e um fomento à diversidade de pesquisas na área. Incentivamos os estudantes a explorarem questões variadas e de acordo com seus interesses. As disciplinas e atividades que oferecemos favorecem o desenvolvimento de repertórios de pesquisa, amparados por um compromisso teórico com a teoria da análise do comportamento e uma preocupação com o papel social de analistas do comportamento”, ressalta o prof. Marcos.

Mais conhecimento e habilidades terapêuticas

Samir Mussi, psicólogo analista do comportamento e doutor em Psicologia Experimental pela PUC-SP, afirma que o Programa abriu portas para que atuasse em outros trabalhos como palestrante, treinador para empresas de saúde, entre outros.

“Me auxiliou a ser um psicólogo com mais conhecimento e habilidades terapêuticas, um pesquisador com maior rigor científico e um professor com mais clareza e didática ao ensinar meus alunos. Também me abriu convites para eventos, congressos, treinamentos, capítulos de livros e aulas em cursos de pós-graduação”, finaliza.

Qualidade e reconhecimento em Psicologia

Giulia Cândido Bruno é psicóloga, mestra e doutoranda em Psicologia Experimental pela PUC-SP. Afirma que escolheu a Universidade, principalmente, pela qualidade e reconhecimento da Instituição.

“Tanto o Mestrado como agora o Doutorado contribuíram para minha formação como psicóloga e analista do comportamento do ponto de vista conceitual, prático e também como cientista e docente. A pós-graduação me proporcionou um aprofundamento teórico-conceitual fundamental para o meu trabalho. Atualmente sou professora no curso de psicologia da Uninove”, finaliza a doutoranda.

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento: clique aqui.