Evento celebra três anos da encíclica Fratelli Tutti

A atividade foi realizada pela Faculdade de Teologia da PUC-SP

por Cláudio Oliveira | 11/10/2023

Com o tema Pensar e gerar um mundo aberto: Recepções interdisciplinares da Encíclica Fratelli Tutt, o evento lembrou os três anos da publicação do Papa Francisco, a Encíclica Fratelli Tutti. Dividido em duas rodas de diálogos, contou com a participação de acadêmicos, leigos e religiosos.

As atividades tiveram início com a abertura ralizada pela reitora Maria Amalia Andery, que lembrou dos temas tratados na encíclica e da importância de todos na transformação de um mundo melhor. “Estamos todos juntos no mesmo planeta e todos temos igualmente direitos e deveres com a vida neste mundo”, afirmou a reitora.

A primeira mesa, pela manhã, teve como tema “Mundo Aberto: Esperança e desafios sócio-político e econômico”, mediada pelo prof. pe. Boris Nef Ulloa, diretor da Faculdade de Teologia, e na sequência falaram os professores Allan Coelho, da  Universidade São Francisco, e Lucineia dos Santos (Direito) e Álvaro de Azevedo Gonzaga, (Direito), ambos da PUC-SP.

Já a abertura da mesa noturna foi conduzida pela pró-reitora de Graduação, profa. Alexandra Geraldini, que falou sobre os desafios que temos em uma Universidade Católica, como promover a interdisciplinaridade e colaborar com a construção de um mundo melhor para todos. Os assuntos também são citados na encíclica Fratelli Tutti. “O tema do encontro nos desafia em muito, primeiro por que como humanidade, temos falhado muito, adquirimos muito conhecimento e informação, mas temos produzido muita desigualdade, injustiça, guerra, segregações e intolerância, portanto é um desafio para todos nós pensarmos sobre isso, para melhorar a condição da humanidade”, considera a pró-reitora.

O assunto tratado foi “Mundo de Corações Abertos: Esperança e desafios na construção de uma cultura de Paz”, e a mesa composta pelos religiosos sheikh Rodrigo Jalloul, monja budista Coen Roshi e o padre Júlio Lancellotti.

Os três religiosos convidados, falaram ao JPUC sobre o evento e a Fratelli Tutti.

“A carta de Fratelli Tutti é uma carta universal, com ensinamentos inter-religiosos, aliás mais que religiosos, humanos. Nós da comunidade muçulmana assinamos em baixo e estamos totalmente de acordo com ela e participar deste evento, aqui na PUC-SP com pe. Julho e a monja Coen, além de praticantes de outras religiões, é muito prazeroso, pois isso demonstra que concordamos não somente em teoria, mas na prática, na real participação”, destaca o sSheikh Rodrigo Jalloul.

“Acho muito importante que hoje, dia de São Francisco, a gente possa estar reunidos nesta Fratelli Tutti, lembrando que todos somos a vida na Terra, estamos interligados a tudo e a todos, por isso temos que cuidar de todos os povos, todas as pessoas, todas as formas de vida com respeito e dignidade e na Inter-religiosidade”, ressanta a monja Coen.

“Acho que este é um evento próprio para uma Universidade Católica, para refletir sobre o magistério da Igreja, em especial os três anos da Fratelli Tutti. Acredito que seja essa uma tarefa da Igreja Católica e de uma Universidade Católica, construir uma cidade onde todos sejam realmente irmãos”, avalia o padre Júlio Lancellotti.

As atividades aconteceram no dia 4/10, das 9h30 às 11h30 e das 19h30 às 21h30, no Tucarena.

Assista o evento na íntegra, dividido em manhã e noite.