Pós enfatiza respeito à diversidade cultural e tolerância religiosa

Programa de Ciência da Religião está com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado

por Renata Nascimento | 23/10/2023
Acervo ACI

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião oferece uma sólida formação acadêmica para que os estudantes sejam capazes de analisar os diversos fenômenos religiosos em suas diferentes expressões presentes na sociedade, em especial, na sociedade brasileira. Para isso, atua com uma área interdisciplinar que tem como disciplinas auxiliares sociologia, antropologia, história e psicologia da religião.

“O Curso de Pós-Graduação de Ciência da Religião fornece ao estudante uma compreensão ampla e plural do fenômeno religioso e um instrumental teórico-metodológico que o capacita para analisar o objeto religião dentro de diversos contextos socioculturais. O respeito à diversidade cultural, a ênfase na tolerância religiosa e a convivência com diferentes visões de mundo são diferenciais oferecidos pelo nosso curso”, afirma o prof. Wagner Lopes Sanchez em conjunto com a profa. Suzana Ramos Coutinho (vice-coordenadora).

 

Protagonismo e pluralidade

O curso foi criado em 1978 com a finalidade de formar pesquisadores e docentes no âmbito dos estudos de religião. Desde então, o Programa tem sido protagonista no que se refere ao desenvolvimento de aspectos metodológicos e epistemológicos nos estudos de religião no Brasil. De acordo com o coordenador, o curso foi responsável pela publicação do primeiro Compêndio de Ciência da Religião (2013) e do primeiro Dicionário da Ciência da Religião (2022).

“As contribuições teóricas de suas pesquisas oferecem à sociedade brasileira um instrumental importante para a compreensão do fenômeno religioso em sua complexidade e pluralidade. Aqueles que decidirem cursar a Pós-Graduação em Ciência da Religião, na PUC-SP, podem esperar um curso que oferece subsídios teóricos avançados, um corpo docente reconhecido com pesquisas nas diversas temáticas da área e a possibilidade de pesquisas nas diversas subáreas e temáticas da Ciência da Religião", afirma o prof. Wagner.

O curso está com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado. Clique aqui e inscreva-se.

 

A realidade brasileira exige entendimento religioso

Isabella Tritone Medeiros, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da PUC-SP, bacharel em Sociologia e Política pela FESPSP e especialista em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos pela USP. Hoje, atua como assessora de investimento social pela Simbi, no escopo operacional.

Isabella afirma que o curso possibilitou um entendimento amplo em relação às questões sociais da sociedade brasileira. “Desde a graduação venho trabalhando na área de políticas públicas, com uma ênfase mais recente em investimento social. De forma geral, o Mestrado em Ciência da Religião me possibilitou perceber que é bastante difícil pensar o atendimento integral das demandas sociais (particularmente no Brasil) sem que a gente tenha um conhecimento em certa profundidade sobre religião e sobre as pessoas religiosas. O curso permite a formulação de um conhecimento bastante amplo, mas também focado na nossa realidade brasileira, para entender uma série de implicações que a religião tem sobre o mundo. E aí a gente passa a ver a religião como esse fio condutor da dinâmica da vida de muita gente - e finalmente consegue dar nome e sobrenome a esses processos”, enfatiza a mestranda.

“Eu recomendaria (e recomendo ativamente) o curso de Ciência da Religião para os meus colegas. Quem já estudava religião em outras áreas, como eu mesma fazia em Sociologia, o curso faz um sentido tremendo, porque tem uma grande base multidisciplinar, então permite que a gente conheça abordagens diversas, e aí experimentar a possibilidade de enxergar a religião enquanto objeto com o ferramental, por exemplo, da História, da Psicologia, da Economia, e outras. No fim do mestrado, me sinto muito capacitada enquanto cientista da religião, o que me facilita muito dar continuidade aos estudos num futuro doutorado, pensando essa minha trajetória acadêmica”, finaliza a discente.

 

Muito além do aprendizado de disciplinas da área

A ex-aluna Glair Alonso Arruda é graduada em Teologia, mestra e doutora em Ciência da Religião pela PUC-SP. Hoje, atua como ilustradora e autora de livros didáticos de ensino religioso. Glair afirma que o curso acrescentou de forma exponencial sua reflexão e prática de trabalho.

“Passados vários anos da minha graduação, a retomada da minha trajetória acadêmica teve início com o curso de especialização em Ciência da Religião, em 2015. A especialização abriu um leque de possibilidades tão grande que continuei para o Mestrado e, em seguida, para o Doutorado. O Programa de Ciência da Religião vai muito além do aprendizado de disciplinas relacionadas à área: ensina a ter postura de pesquisador, a observar com entendimento a realidade ao nosso redor, a se posicionar diante das grandes questões sociopolíticas e a se relacionar melhor com a diversidade religiosa”, afirma Glair.

Ela conta que o Programa superou suas expectativas. “A experiência com os professores e colegas foi muito boa. Os temas debatidos e a qualidade desses debates me motivaram a aprofundar mais o conhecimento na área. Essa compreensão se deve muito à qualidade da equipe docente, com extrema capacidade, gentileza e generosidade no relacionamento com os estudantes. Já recomendei para vários colegas e tive a alegria de ver alguns deles cursando o mestrado e o doutorado”, finaliza.

 


Inscreva-se

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião: clique aqui.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.