Mestrado profissional tem foco na educação básica e na melhoria do ensino

Programa de Educação: Formação de Formadores está com inscrições abertas

por Thaís Polato | 23/10/2023
Acervo ACI

O papel fundamental dos formadores de professores para a qualidade do ensino nas instituições escolares, com a efetivação do trabalho pedagógico nas escolas e, consequentemente, na qualidade das atividades desenvolvidas por docentes e alunos.

Nesse contexto, a PUC-SP oferece o Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores (Formep), que está com inscrições abertas (clique aqui). O Programa tem foco na educação básica e pode interessar a professores, coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores das redes pública e privada de ensino, além de outros interessados na área.

“Iniciaremos, no próximo ano, a 12ª turma de pós-graduandos, dando continuidade ao que temos realizado junto à educação básica: formar educadores que, com o aprimoramento de seu fazer decorrente de pesquisas como espaços e tempos de reflexões para constituição de uma identidade profissional, de fato fazem a diferença em seus locais de atuação”, afirma a profa. Lilian Maria Ghiuro Passarelli, que coordena o Programa em conjunto com a profa. Laurizete Ferragut Passos (Vice-Coordenadora).

 

Território importante e ainda pouco explorado

O formador de professores é o profissional que, em geral, assume a função de coordenação pedagógica. Ele se tornando um dos responsáveis pela implementação do projeto político pedagógico, pela formação contínua dos professores e pelo bom andamento das atividades educativas.

Segundo a coordenação do Formep, embora extremamente importante, a formação de formadores é um território ainda pouco conhecido e pouco explorado. Em alguns países, como nos Estados Unidos, a preocupação com esse tema é presente há anos, mas nos países da América Latina as iniciativas mais sistemáticas de cursos e de constituição de uma carreira do formador começaram a ser implantadas muito recentemente.

Na PUC-SP, o Programa se desenvolve em torno da grande área de concentração “Formação Pedagógica e Avaliação” e duas linhas de pesquisa: “Desenvolvimento profissional do formador e práticas educativas” e “Intervenções avaliativas em espaços educativos”. O Pós conta ainda com seis grupos de pesquisa certificados pelo CNPq.

 


Ex-alunas contam sua experiência na PUC-SP

Ana Lúcia Madsen Gomboeff
Pós-doutoranda no Formep e mestre pelo Formep PUC-SP, doutora em Educação: Psicologia da Educação também pela PUC-SP. Monitora no Formep. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos da Linguagem para Ensino do Português (Gelep). Atua como coordenadora pedagógica na rede Municipal de Ensino de São Paulo.

“Estou na PUC-SP desde 2016. Ingressei no Mestrado Profissional do Formep e foi um divisor de águas no meu campo de atuação profissional como coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino de São Paulo. Sinto-me muito mais segura profissionalmente depois do curso. Em seguida, fiz doutorado em Psicologia da Educação, também na PUC-SP. Não tive nenhuma dificuldade para enfrentar o processo seletivo, porque o mestrado me preparou muito bem no campo acadêmico. Agora estou cursando o pós-doutorado. Já recebi vários convites de trabalho e me sinto muito feliz”.

Sarah Thomé
Mestre em educação pelo Formep, Especialista em gestão do currículo e práticas pedagógicas pela Universidade Estadual do Amazonas. Especialista em gestão escolar pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua como professora da educação básica em São Bernardo do Campo e como tutora do Instituto de Pós-Graduação de Goiânia (Ipog).

"Ingressei no mestrado profissional do Formep em 2020 e, mesmo com o advento da pandemia, o Programa manteve sua qualidade. Sinto-me realizada como profissional e como ex-aluna posso afirmar: foi a melhor escolha que fiz".

 

 


Inscreva-se

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores (Formep): clique aqui.

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.