Pós-Graduação na PUC-SP: consolidada, abrangente e pioneira

Com 29 programas e uma produção de mais de 27 mil dissertações de mestrado e teses de doutorado, pós-graduação da PUC-SP está com inscrições abertas

por Mara Fagundes e TV PUC | 18/10/2017

Formar profissionais qualificados para a educação superior e para uma atuação profissional cada vez mais exigente e competitiva é uma das finalidades dos cursos de pós-graduação stricto sensu da PUC-SP, que estão com inscrições abertas até o dia 27/10.

Ao todo, a Universidade possui 29 Programas de Estudos Pós-Graduados, em diversas áreas de conhecimento, com três possíveis níveis de formação. Para o primeiro semestre de 2018, há vagas em 23 cursos de mestrado acadêmico, 03 cursos de mestrado profissional e 17 cursos de doutorado.

Qualidade de ensino, incentivo à pesquisa, corpo docente capacitado, são alguns dos diferenciais dos cursos oferecidos na PUC-SP, explica o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Marcio Alves da Fonseca:

Os professores dos cursos de pós-graduação da PUC-SP se destacam não só por seu trabalho dentro da Universidade, mas também são reconhecidos internacionalmente, por seu empenho em pesquisas e produções que vão muito além das salas de aula.

Como exemplo, recentemente, em maio deste ano, o professor Cassiano Terra Rodrigues, docente do Pós em Filosofia, recebeu o Prêmio Newton da Costa, em sessão plenária da Sociedade Brasileira de Lógica. O docente conquistou a premiação por seu artigo “Squaring the unkown” ou “Enquadrando o desconhecido”, sobre a história da lógica. “Foi muito gratificante, surpreendente, não imaginava que ia ganhar. É uma pesquisa que venho fazendo há muito tempo, desde o meu mestrado, há 20 anos, então ganhar um prêmio com projeção internacional e nacional é muito bom. O professor Cassiano foi o primeiro docente da PUC-SP a conquistar a premiação, que homenageia Newton da Costa, considerado o maior filósofo brasileiro vivo. “Esse prêmio não é só para mim, a Universidade também ganha com isso e o meu desejo é que esse reconhecimento sirva também para projetar o nome da PUC-SP para uma esfera de relações acadêmicas que a gente nem imagina”, ressalta o docente, que pretende finalizar uma nova versão do trabalho em inglês até o início do ano que vem para ser publicada, segundo os organizadores do prêmio, no South American Journal of Logic.

Professor Cassiano Terra recebe prêmio Newton da Costa durante Encontro Brasileiro de Lógica

O reconhecimento do corpo docente e dos alunos da PUC-SP também é constatado na mais importante premiação literária do país. Neste ano, figuram entre os finalistas da 59ª edição do Prêmio Jabuti três docentes, um ex-aluno do Pós em Comunicação e Semiótica, além da Editora da Universidade (Educ). A categoria “Comunicação” indica a professora Lucia Santaella (Pós em Comunicação e Semiótica e Tidd), com a obra Temas e dilemas do pós-digital: a voz da política (Paulus Editora); e o ex-aluno do Pós em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Adriano Messias, com o livro Todos os Monstros da Terra. Bestiários do Cinema e da Literatura (EDUC / FAPESP); na categoria "Educação e Pedagogia" são indicados a própria Educ e o professor Alípio Casali (Pós em Educação: Currículo), com a obra Diversidade na Educação -Implicações Curriculares, publicada em parceria com Suely Dulce de Castilho; e na categoria "Psicologia, Psicanálise e Comportamento" é indicada a profa. Miriam Debieux Rosa (que até recentemente atuou no Pós em Psicologia: Psicologia Social), com a obra A Clínica Psicanalítica em Face da Dimensão Sociopolítica do Sofrimento (Editora Escuta).

Os vencedores de cada categoria serão anunciados durante a cerimônia de premiação, marcada para o dia 30/11, no Auditório Ibirapuera. Para outras informações sobre o Prêmio Jabuti, acesse www.premiojabuti.com.br.

Processo Seletivo

Todas as informações necessárias para participar do processo seletivo dos cursos de pós-graduação stricto sensu da PUC-SP constam no edital de cada Programa disponíveis no site www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/processo-seletivo-1o-semestre-2018.

Para obter alguma outra informação, escreva para a Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação da PUC-SP (alunospos@pucsp.br ) ou ligue (11 3670-8526).