Primeiro evento do Ciclo de Entrevistas reúne público acima do esperado em Sorocaba

Atividade aconteceu na última quinta (20)

por Redação | 21/06/2024

Na última quinta-feira (20/6), a comunidade em geral, professores, alunos e funcionários da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP lotaram o Auditório Pacaembu, localizado no campus Sorocaba, para assistir à apresentação do músico sorocabano Luiz Anthony. Ele compartilhou detalhes de sua vida, carreira e repertório, que abrange músicas eruditas e populares. A presença de público superou as expectativas.

O Ciclo de Entrevistas faz parte de um novo projeto cultural da FCMS, idealizado pelo coordenador do curso de Medicina, prof. Jorge Henna. “Há uma carência de atividades culturais na maioria das escolas médicas do Brasil e, com esta iniciativa, damos um passo para reparar, mesmo que minimamente, esta realidade”, disse, na abertura do evento.

“Um bom exemplo é o Instituto Cultural Marisa Monte, que funciona no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP. Ele promove ações de teatro, artes plásticas e música, evidentemente”, citou Henna. Finalizando, o professor revelou que o projeto cultural da FCMS poderá ser ampliado no próximo ano, contemplando, até mesmo, um festival de canção.

O docente da FCMS Eduardo Coscia falou em seguida. “Minha vida é uma mistura de medicina e música. Eu nutro uma paixão pela cultura desde criança”, revelou. “Estar aqui, na minha faculdade, que eu frequento há praticamente 30 anos, fazendo esse primeiro evento junto a você [Luiz Anthony] é um grande orgulho.”

Coscia ressaltou que a FCMS produz muita cultura, mas de modo informal. “Temos o ShowMed há tantos anos. Nossos estudantes produzem cultura, mas sem relação direta com a universidade. Nossa bateria é a melhor durante as Intermeds. Temos música e temos cultura aqui dentro. O que faltava, talvez, fosse fazer a ligação formal com a PUC-SP”, sugeriu. “A medicina é uma arte científica. O estudo da arte potencializa as habilidades cognitivas e a sensibilidade. Quando a ciência se une à arte, o bem-estar no ser humano se torna o foco, e a medicina se consagra como uma verdadeira arte”, completou.

Durante cerca de duas horas, Luiz Anthony apresentou músicas de diversos estilos e vertentes, incluindo Bach, Jacó do Bandolim, Elis Regina, entre outros – algumas vezes, acompanhado pelo professor Coscia, ao violão. Ele contou detalhes da sua vida, da história da música e de alguns instrumentos musicais e enumerou diversas curiosidades ligadas a esta expressão cultural. O público reagiu com muitos aplausos e momentos de emoção.