Pró-CRC promove curso de Pesquisadores Sociais

A atividade acontece em parceria com a Organização Social Santos Mártires, no Jardim Ângela.

por Redação | 30/09/2019

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (Pró-CRC) promove, sob a coordenação do professor Pedro Aguerre, o Curso de Pesquisadores Sociais, que tem como objetivo estabelecer uma relação de parceria entre a Univerdidade e a Organização Social Santos Mártires, no Jardim Ângela.

A iniciativa nasceu de uma visita da reitora Maria Amalia Andery, em fevereiro de 2018, à organização, que promove a formação de curta duração para jovens que desejam ampliar suas habilidades de pesquisa, a fim de fortalecer sua atuação social e profissional.

"A partir desse encontro teve início um diálogo, entre a associação e a Pró-CRC, visando alternativas de articulação da Universidade com os territórios periféricos. Os representantes da região aludiam para a distância que as grandes universidades tinham das regiões periféricas, e a importância dessa aproximação”, explica Aguerre.

Segundo o professor, a previsão era que o curto tivesse início no começo de 2019, contudo a complexidade de recursos das organizações sociais e dos planos das políticas públicas de âmbito federal, estadual e municipal inviabilizou essa predição.

Com o tema geral, “Desigualdades vivenciadas pelos jovens nas periferias, em especial no acesso ao ensino de qualidade e ao nível superior”, já definido participativamente pelo grupo, o curso teve início em 14/8, na Associação Santos Mártires, discutindo cidadania ativa e a importância da pesquisa.

Um mês depois, no dia 14/9, ocorreu a primeira de duas vivências educadoras, previstas para acontecer no campus Monte Alegre. A aula realizada parte numa das salas tecnológicas e outra num dos laboratórios de informática da Universidade, validou a parceria da PUC-SP com o projeto Viração (https://viracao.org/) para utilização da metodologia de pesquisa participativa U-Report, da Unicef.

A jornada na Universidade incluiu também um almoço de trabalho, em que os jovens ouviram uma palestra, conduzida pelo coordenador do Pós em TIDD em Jogos Digitais, prof. Cláudio Fernando André, estimulando o interesse pela tecnologia e pela sua disseminação na escola pública, a partir do ensino fundamental, incluindo a apresentação de protótipos e invenções de robótica e realidade aumentada.

Estão previstas ainda outras atividades na região do Jardim Angela e um retorno à Universidade, em data a ser ainda definida. No final de outubro para marcar o final desta ação, acontece a apresentação dos resultados no Fórum Social Sul, que acontece a cada dois anos.

Dia 26/10, no campus Monte Alegre, aconteceu a primeira Roda de Conversa sobre o projeto desenvolvido pelos Jovens Pesquisadores Sociais do M’Boi Mirim, O encontro fez parte do “Curso de Pesquisadores Sociais”, parceria estabelecida entre a PUC-SP e a Organização Social Santos Mártires, no Jardim Ângela. Confira fotos: