Professor comenta Enciclopédia Jurídica da PUC-SP

Prof. André Luiz Freire (Faculdade de Direito) comenta o site que traz obras jurídicas de qualidade e sem custo aos estudantes

11/08/2017

No século XXI, a rede mundial de computadores (a Internet) vem se tornando a primeira fonte de busca de informações jurídicas. A nova geração de estudantes e demais profissionais do direito têm, em primeiro lugar, buscado informações jurídicas (artigos, livros etc.) na Internet. Somente depois eles recorrem a livros e artigos publicados em revistas.

De um lado, esse fenômeno tem algo de positivo: a informação jurídica está cada vez mais disponível para a sociedade. Mas, por outro lado, também possui um lado negativo: existe uma grande quantidade de fontes não confiáveis de consulta. Embora existam sítios jurídicos eletrônicos de qualidade (ainda que poucos sejam gratuitos), é fato que são inúmeras as fontes de busca pouco qualificadas, em que o material encontrado é de baixo nível de qualidade. Atualmente, qualquer pessoa pode publicar qualquer artigo jurídico, sem que isso passe por qualquer controle prévio de qualidade.

Por conta dessa nova realidade, algo diferente precisava ser feito. Algo que atendesse aos nossos estudantes. Mas não apenas aos estudantes matriculados na PUCSP, mas todos aqueles estudantes que aprendem com os professores da PUCSP, o que é um espectro bem maior.

Com isso em mente, Celso Campilongo, Alvaro de Azevedo Gonzaga e eu – todos do Departamento de Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito – concebemos a Enciclopédia Jurídica da PUCSP.

O objetivo da Enciclopédia reside em fornecer, de forma totalmente gratuita, informação jurídica de qualidade para a sociedade. Nela, os estudantes do Brasil e do mundo poderão encontrar artigos jurídicos escritos sempre por professores doutores brasileiros e estrangeiros.

O planejamento da Enciclopédia reside em publicar 10 tomos contendo todas as áreas do direito! Até o momento, já publicamos os tomos de Teoria Geral e Filosofia do Direito (coordenado por nós três) e o de Direito Administrativo e Constitucional (coordenado pelos Professores Vidal Serrano Nunes Jr., Maurício Zockun, Carolina Zancaner Zockun e por mim). Já temos mais de 5000 páginas publicadas! E mais está por vir. Em agosto e setembro, publicaremos mais três tomos: Processo Civil, Direito Tributário e Direito Comercial.

O objetivo da Faculdade de Direito é que, por ano, no mínimo uma edição de cada tomo seja publicado. Com isso, teremos sempre um conteúdo atualizado e constantemente aumentado. Esperamos que, com isso, o site da Enciclopédia Jurídica seja o mais acessado do Brasil na busca de conteúdo teórico do direito.

Outro projeto consiste em aproveitar as teses de doutorado defendidas para a criação de verbetes. Uma vez defendida a tese, a banca de doutorado poderá recomendar que da tese surja um verbete. Se chancelada pelo Coordenador de Tomo e pelo nosso Conselho Editorial, a tese (ou parte dela) poderá virar um dos nossos verbetes.

Ademais, um dos nossos sonhos com a Enciclopédia consiste em traduzir tudo para o inglês e para o espanhol. Isso, sem dúvida, proporcionará uma maior internacionalização da nossa Universidade.

A Enciclopédia Jurídica está apenas começando. E ela é a cara da PUCSP: democrática, aberta e inovadora!

Texto escrito pelo prof. André Luiz Freire (Faculdade de Direito)

Clique aqui para acessar a Enciclopedia Jurídica da PUC-SP