Professor vence categoria do Prêmio Jabuti Acadêmico

Ítalo Santiago Vega é da área de Ciência da Computação; cerimônia também homenageou a profa. Silvia Pimentel (Fac. de Direito) como Personalidade Acadêmica 2024

por Redação | 08/08/2024

O prof. Ítalo Santiago Vega (Ciência da Computação) foi um dos vencedores da 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, com o livro Linguagens Formais: Teoria e Conceitos.

Ela é autor da obra, em parceria com Marcus Vinícius Midena Ramos e João José Neto.

A premiação é voltada para obras científicas, técnicas e profissionais, em 29 categorias nos eixos de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais – o docente da PUC-SP (na foto a seguir, de roupa marrom) foi vencedor no eixo “Ciência e Cultura”, categoria “Ciência da Computação”.

Reverência ao passado e novos caminhos de pesquisa avançada

Leia o depoimento do prof. Ítalo:

"Semanas atrás, ao receber o comunicado de obra finalista, entrei em um estado de surpresa, felicidade, ansiedade. A expectativa transpareceu no exato momento em que o envelope surgiu no púlpito do Teatro Sérgio Cardoso. O pronunciamento do resultado trouxe as lembranças das nossas discussões temáticas, fluidez de texto, rigor de pensamento, precisão no resgate dos fundamentos da Computação, bem como, no meu particular caso, de todo o apoio e incentivo recebido pela equipe da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ao receber o Jabuti Acadêmico na área da Ciência da Computação, reforçamos os muitos pontos de fundamentação estabelecidos pelos expoentes precursores e que embasam o que hoje fazemos, abrindo diversos caminhos inexplorados de pesquisa avançada. Caminhos desafiadores; tornam-se o combustível que nos motiva a continuar no meio acadêmico. Sempre. Historicamente, a proposição de sucessivos modelos de computação – diferentes formas de percepção de processos computacionais –contribuiram para melhor entendermos comportamentos mecânicos.

Das várias contribuições do livro "Linguagens Formais: Teoria e Conceitos", destaco a teoria dos Autômatos Adaptativos, fruto de décadas de pesquisa do professor Dr. João José Neto. Com a sua peculiar habilidade literária e profundo conhecimento dos formalismos conceituais, o professor Dr. Marcus Vinícius Midena Ramos construiu uma ponte segura e didática, conectando conceitos, exemplos e aplicações. Uma ótima trilha para compreendermos o complexo termo "computação". Mesmo assim, o design de mecanismos computacionais não se apresenta como tarefa fácil.

Sinto-me honrado em participar de um livro com pesquisadores de ponta e, principalmente, tê-los como amigos. Há muito tempo. E orgulhoso pela oportunidade de escrever o nome da FCET-PUCSP no cobiçado prêmio do primeiro Jabuti Acadêmico do Brasil."

Personalidade Acadêmica 2024

Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a cerimônia de entrega aconteceu em 6/8, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Na ocasião, também foi realizada uma homenagem à profa. Silvia Pimentel (Fac. de Direito da PUC-SP), escolhida Personalidade Acadêmica 2024.

A docente, reconhecida nacional e internacionalmente, é advogada e ativista da área de Direitos Humanos, lutando pela igualdade de gênero e no combate à discriminação. Além de autora de inúmeras pesquisas e diversos livros, Silvia Pimentel participou do Consórcio de ONGs que formulou a Lei Maria da Penha, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2005 e é cofundadora de várias instituições defensoras dos direitos das mulheres.

Assista à homenagem à profa. Silvia: