Professoras fazem estágio de pesquisa sobre sustentabilidade nos EUA

Docentes foram contempladas pelo projeto de intercâmbio entre pesquisadores da PUC-SP e a Universidade Notre Dame (EUA)

por Renata Nascimento | 18/04/2023

O projeto de intercâmbio que une a PUC-SP e a Universidade Notre Dame dos EUA contemplou mais duas docentes em 2023. Selecionadas via edital da Assessoria de Pesquisa da Reitoria, a profa. Mariana Jansen (FEA) e a profa. Fernanda Liberali (Pós em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pós em Educação: Formação de Formadores e Pós em Educação: Currículo), participam de uma pesquisa de curta duração sobre “Sustentabilidade e Desigualdade”.

As professoras, que foram recebidas pelo instituto Environmental Change Initiative, viajam em caráter interdisciplinar, com foco em estudos sobre os diferentes aspectos da sustentabilidade e dos impactos das mudanças climáticas no planeta.

A profa. Mariana Jansen comenta que sua pesquisa dá ênfase nos desiguais impactos das mudanças climáticas no Brasil, priorizando a desigualdade sociorracial. “Esse período de pesquisa tem proporcionado contato com diferentes metodologias para realizar esse tipo de pesquisa, incluindo início de parceria com dois professores: Ellis Adams (Cientista Político) que estuda desigual acesso à água limpa (e seus impactos sobre a saúde) no Malawi, e Sisi Meng (Economista), que estuda efeitos das mudanças climáticas sobre a população na América Central”, comenta Mariana.

A pesquisa da docente conta com o desenvolvimento de questionário de pesquisa e de publicações de análises conjuntas, incluindo comparação das diferentes realidades entre países nos impactos das mudanças climáticas sobre o desigual acesso à água limpa, seus efeitos sobre a saúde e as condições socioeconômicas da população mundial.

Após a aliança com outros professores que estudam o mesmo tema, Mariana foi convidada para participar, no dia 20/4, da “Semana da Terra 2023: painel de discussão sobre justiça climática” como palestrante.

A docente Fernanda Liberali afirma que muitas oportunidades de conexão, aprendizagem e partilha têm ocorrido como fruto da proposta do projeto de estágio de pesquisa. “Durante minha participação em Notre Dame, tenho feito reuniões com pesquisadores que também realizam pesquisas de intervenção/colaboração junto a grupos diversos na busca por um tipo de pesquisa que tenha impacto social efetivo”, comenta.

Ela conta que o projeto tem como objetivo realizar trocas com pesquisadores de Notre Dame que tenham experiência no trabalho com vulnerabilidades sociais agravadas e/ou decorrentes de emergência climática ou ambiental. “Além disso, o estágio tem servido de espaço para conhecer as várias fontes de financiamento e de divulgação dos nossos projetos brasileiros com vistas a futuras possibilidades com os parceiros da Universidade”, comenta.

Durante o período de pesquisa da docente em Notre Dame, ela foi notificada de que suas atividades em conjunto com a Universidade terão sequência, uma vez que foi uma das pesquisadoras selecionadoras para participar do seminário de pesquisa Social Capital and the City: University of Notre Dame Summer Research Seminar, em Londes, em julho de 2023.

Confira outras matérias sobre o programa de intercâmbio da PUC-SP com a Universidade Notre Dame:

Docentes da PUC-SP farão estágio em universidade nos EUA

Mais dois docentes da PUC-SP farão estágio em universidade nos EUA