Projeto da FCMS/PUC-SP conquista o Prêmio Marca & Segib 2024

por Redação | 17/10/2024

Um projeto do qual participa o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP foi o vencedor do “Prêmio Marca & Segib - 2024 - Inovação Universitária em contribuição com a Internacionalização da Educação Superior".

Organizado pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) e pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca), o Prêmio reconhece projetos que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as metas da Agenda 2030 da ONU.

O projeto vencedor, intitulado "La innovación de la educación universitaria utilizando la simulación como herramienta pedagógica para mejorar el rendimiento académico con el objetivo de formar profesionales en medicina capaces de mejorar la calidad de vida de la población", foi escolhido por um júri composto por representantes da Secretaria de Educação da República Argentina, do Ministério da Educação do Brasil, da Comissão Nacional de Acreditação de Cursos Universitários da Bolívia, do Conselho Nacional de Acreditação da Colômbia, do Ministério da Educação e Ciências da República do Paraguai, do Ministério da Educação e Cultura da República Oriental do Uruguai e da Segib.

A FCMS no Programa Marca

O professor mestre Danilo Assis, neurologista infantil e coordenador acadêmico da marca no curso de Medicina da PUC-SP, atua como elo entre a Universidade e o Programa Marca. Em 7 de outubro de 2024, ele recebeu os cumprimentos da sua colega colombiana, Mónica Cabrera Tello, diretora do Programa de Medicina da Universidade Livre de Cali.

Dias atrás, o professor Danilo visitou a instituição colombiana como parte do intercâmbio entre universidades integrantes do programa, onde ministrou palestra sobre epilepsia e conduziu aulas especializadas. Estas atividades reforçaram as ligações acadêmicas e o fortalecimento das relações interinstitucionais. De lá, ele foi a Córdoba, na Argentina, para participar da Reunião Anual de Coordenação Institucional e Acadêmica 2024.

Aluna da Medicina conta sobre a experiência

Em breve, dois alunos da Medicina da FCMS farão o internato na Unillibre dentro da relação de intercâmbio. Jessica Brunetta Pozza, do 4º ano, é uma delas e destaca a importância da participação da PUC-SP no Programa Marca. “Ao meu ver, estar numa instituição que abre portas para esses tipos de experiências interculturais, mostra que ela se importa tanto em garantir uma formação técnica e teórica de qualidade para os alunos, quanto em garantir oportunidades para enriquecer a bagagem cultural e expandir a rede de networking entre os futuros profissionais da área da saúde.”

Ela também revela suas expectativas. “Acredito que conseguirei aprofundar mais ainda os meus conhecimentos na área cirúrgica e ter mais experiências práticas, visto que em Cali o internato dura somente um ano e as atividades do estágio de cirurgia são todas aplicadas em um mês, então espero ter uma vivência mais intensa dessa rotina dos médicos cirurgiões e também quero aproveitar pra conhecer uma cultura e costumes diferentes e a prática da medicina em outro país da América Latina.”

Visita ao Brasil e intercâmbio em Sorocaba

Entre os dias 14 e 18 deste mês, a Profa. Mónica Cabrera Tello visitará os campi da PUC-SP, incluindo o de Sorocaba, onde a FCMS está instalada. A visita coincide com a confirmação da vinda da estudante Beatriz Elena Munoz Erazo, também da Universidad Libre, para realização de intercâmbio na FCMS, dentro do âmbito do Programa Marca/Medicina, no dia 15 de outubro.

Beatriz é estudante do último ano do curso de Medicina e, em Sorocaba, passará pelo estágio de Clínica Médica, do 5º ano, incluindo as disciplinas de hematologia, endocrinologia, nutrição, nefrologia e pneumologia.

Vestibular 2025

As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.

Saiba mais sobre o curso de Medicina.