PUC-SP recebe 38ª edição do “Curso de Verão”
Reitor Vidal Serrano Jr. participou da abertura das atividades, promovidas pelo Centro...
Alunos beneficiados são do Ensino Médio
Universitários da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP lançaram o Projeto Pontes, uma iniciativa ambiciosa com o objetivo de tornar a educação superior acessível a estudantes da rede pública em Sorocaba.
O projeto opera em parceria com o Centro Acadêmico Vital Brazil (CAVB), foi fundado em 2022 e oferece mentoria aos alunos, com o intuito de se transformar em um curso pré-vestibular comunitário no futuro.
Sustentado pela colaboração de voluntários dos cursos de Medicina e Enfermagem da FCMS e por doações de serviços e produtos, o Projeto Pontes se esforça para garantir que mais estudantes tenham a chance de obter um diploma universitário. O objetivo é refletido na frase de Benjamin Franklin: "O investimento em conhecimento é aquele que traz os maiores retornos".
Acomodando mais de 30 alunos da Escola Estadual Doutor Arthur Cyrillo Freire, em Sorocaba, as monitorias incluem teoria e resolução comentada de exercícios, ministradas por universitários da FCMS em suas horas livres.
O projeto enfatiza o mérito dos jovens, guiando seus estudos, esclarecendo dúvidas e restituindo a autoconfiança perdida na preparação para o vestibular.
A primeira diretoria foi formada por Ana de Oliveira Laub e Maria Isadora Rodrigues, do 2º ano de Medicina da FCMS. Agora, a nova gestão está comprometida com a continuidade e, até mesmo, uma possível expansão da iniciativa a outras escolas.
Os monitores são escolhidos mediante aula-teste. "Nosso objetivo é ver a dinâmica da pessoa em sala de aula", diz Ana. Ao final do semestre, eles recebem um certificado de 16 horas complementares.
“Os participantes desenvolvem, ainda, as ‘soft skills’ essenciais à prática da Medicina, como a capacidade de explicação, a didática, a humildade de admitir desconhecimento e a empatia pelo outro”, complementa.
Atualmente, a mentoria abrange aulas de biologia, inglês, filosofia e sociologia, química, física, matemática e redação. As novas sessões começaram em 17 de agosto e são ministradas na própria Escola Estadual Arthur Cyrillo Freire. Cada monitor leciona, em média, a cada 15 dias – porém, redação é uma matéria semanal, devido à necessidade de prática contínua.
O projeto vai além das matérias acadêmicas, oferecendo uma rede de apoio aos alunos e encorajando-os a ver a faculdade como uma realidade tangível. Essa abordagem não apenas alimenta a aspiração, mas também tem impacto prático e mensurável.
“É impressionante a diferença da redação dos alunos que participam do Projeto Pontes e dos que não participam. O desenvolvimento do texto e das ideias melhora substancialmente”, relata Isadora, ilustrando como o suporte estendido dos monitores se traduz em sucesso acadêmico real.
A eficácia do projeto é comprovada pelo sucesso dos participantes. Em 2022, por exemplo, uma aluna passou em duas faculdades, inclusive com direito a bolsa de estudo.
O Projeto Pontes é um testemunho da dedicação da PUC-SP à comunidade. A iniciativa voluntária já transforma a vida dos estudantes e inspira os monitores, criando um círculo virtuoso de aprendizado e crescimento.
Para mais detalhes sobre o projeto, o processo de voluntariado, o apoio aos alunos e o impacto positivo, consulte o Instagram: @projetopontes_sorocaba.