Projeto Pontes promove mentoria grátis para estudantes da rede pública de Sorocaba

Alunos beneficiados são do Ensino Médio

por Redação | 25/08/2023

Universitários da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP lançaram o Projeto Pontes, uma iniciativa ambiciosa com o objetivo de tornar a educação superior acessível a estudantes da rede pública em Sorocaba.

O projeto opera em parceria com o Centro Acadêmico Vital Brazil (CAVB), foi fundado em 2022 e oferece mentoria aos alunos, com o intuito de se transformar em um curso pré-vestibular comunitário no futuro.

Sustentado pela colaboração de voluntários dos cursos de Medicina e Enfermagem da FCMS e por doações de serviços e produtos, o Projeto Pontes se esforça para garantir que mais estudantes tenham a chance de obter um diploma universitário. O objetivo é refletido na frase de Benjamin Franklin: "O investimento em conhecimento é aquele que traz os maiores retornos".

Uma mentoria com visão futura

Acomodando mais de 30 alunos da Escola Estadual Doutor Arthur Cyrillo Freire, em Sorocaba, as monitorias incluem teoria e resolução comentada de exercícios, ministradas por universitários da FCMS em suas horas livres.

O projeto enfatiza o mérito dos jovens, guiando seus estudos, esclarecendo dúvidas e restituindo a autoconfiança perdida na preparação para o vestibular.

A primeira diretoria foi formada por Ana de Oliveira Laub e Maria Isadora Rodrigues, do 2º ano de Medicina da FCMS. Agora, a nova gestão está comprometida com a continuidade e, até mesmo, uma possível expansão da iniciativa a outras escolas.

Processo e voluntariado

Os monitores são escolhidos mediante aula-teste. "Nosso objetivo é ver a dinâmica da pessoa em sala de aula", diz Ana. Ao final do semestre, eles recebem um certificado de 16 horas complementares.

“Os participantes desenvolvem, ainda, as ‘soft skills’ essenciais à prática da Medicina, como a capacidade de explicação, a didática, a humildade de admitir desconhecimento e a empatia pelo outro”, complementa.

Novas aulas e nova gestão

Atualmente, a mentoria abrange aulas de biologia, inglês, filosofia e sociologia, química, física, matemática e redação. As novas sessões começaram em 17 de agosto e são ministradas na própria Escola Estadual Arthur Cyrillo Freire. Cada monitor leciona, em média, a cada 15 dias – porém, redação é uma matéria semanal, devido à necessidade de prática contínua.

Apoio aos alunos e impacto positivo

O projeto vai além das matérias acadêmicas, oferecendo uma rede de apoio aos alunos e encorajando-os a ver a faculdade como uma realidade tangível. Essa abordagem não apenas alimenta a aspiração, mas também tem impacto prático e mensurável.

“É impressionante a diferença da redação dos alunos que participam do Projeto Pontes e dos que não participam. O desenvolvimento do texto e das ideias melhora substancialmente”, relata Isadora, ilustrando como o suporte estendido dos monitores se traduz em sucesso acadêmico real.

Sucesso dos alunos

A eficácia do projeto é comprovada pelo sucesso dos participantes. Em 2022, por exemplo, uma aluna passou em duas faculdades, inclusive com direito a bolsa de estudo.

O Projeto Pontes é um testemunho da dedicação da PUC-SP à comunidade. A iniciativa voluntária já transforma a vida dos estudantes e inspira os monitores, criando um círculo virtuoso de aprendizado e crescimento.

Mais informações

Para mais detalhes sobre o projeto, o processo de voluntariado, o apoio aos alunos e o impacto positivo, consulte o Instagram: @projetopontes_sorocaba.