"PUC Check": estreia site de checagem de fatos e educação midiática

Projeto coordenado pela profa. Pollyana Ferrari (Jornalismo), com participação de estudantes

por Redação | 03/11/2021

Está no ar o site PUC Check, projeto de checagem de fatos e educação midiática coordenado pela profa. Pollyana Ferrari (Jornalismo), líder do grupo de Pesquisa Comunidata PUC-SP/CNPq.

O objetivo é oferecer cursos gratuitos de alfabetização midiática contra fake news para os alunos da PUC-SP, todos realizados em parcerias com entidades de combate à desinformação. “Já tivemos oficinas com o Vaza, Falsiane!, Coletivo Bereia e EducaMídia, sendo um projeto interdisciplinar que dialoga por quatro anos com disciplinas como Checagem de Fatos, Narrativas Transmídia, Narrativas Online e com produções práticas dos alunos na AGEMT, agência de notícias do curso de Jornalismo, coordenada pelos professores Aldo Quiroga e Cristiano Burmester”, afirma Pollyana. “Como um projeto da FAFICLA, a PUC CHECK abre espaço para alunos de todos os cursos da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes”, ressalta a docente.

Ao todo, dez alunos entre Jornalismo, Multimeios e Publicidade participam da confecção do site e de oficinas abertas de Checagem de Fatos. O projeto também faz uma homenagem ao professor e jornalista André Russo (na foto) que morreu em decorrência da Covid-19, neste ano de 2021. “O site é um repositório de informações sobre checagem de fatos e educação midiática, com materiais em formatos de áudio (podcasts), livros, dissertações e vídeos que oferecemos gratuitamente para toda a comunidade”, ressalta a Pollyana.